Desde que a OpenAI lançou o ChatGPT no final do ano passado, os investidores ficaram preocupados com a possibilidade do chatbot roubar participação de mercado do negócio de busca do Google, da Alphabet (GOGL34).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mais de 100 milhões de usuários migraram para o ChatGPT nas primeiras semanas de seu lançamento, e a parceria da empresa com a Microsoft (MSFT34) revitalizou o interesse no Bing, um concorrente direto do Google. 

As preocupações dos investidores basicamente ajudaram a apagar rapidamente US$ 100 bilhões em valor de mercado da Alphabet.

Mas, de acordo com o Bank of America (BOAC34), ainda não há sinais negativos que sugiram que o negócio principal do Google esteja se deteriorando às custas do recém-lançado ChatGPT, e isso deve atrair os investidores a comprar as ações.

Olhando para as tendências recentes na atividade de download, o banco descobriu que, desde o lançamento do ChatGPT, o Google não viu nenhuma queda perceptível nos downloads diários de seu aplicativo. 

Ao mesmo tempo, o Bing viu um aumento na atividade de download, já que a Microsoft exigia que os usuários baixassem seu aplicativo para obter acesso mais rápido à sua versão do ChatGPT.

"Esse requisito provavelmente está alimentando alguns downloads do Bing", disse o BofA em uma nota recente. 

Bing e ChatGPT ainda estão experimentando algumas taxas de crescimento surpreendentes. 

O tráfego diário para o ChatGPT está a caminho de crescer 96% mês a mês em fevereiro, e o interesse de pesquisa aumentou 124%, de acordo com a nota.

Enquanto isso, os downloads móveis do Bing dispararam desde o anúncio de 7 de fevereiro com o ChatGPT. 

Antes do anúncio, os downloads globais diários do Bing eram em média de 11.300. Em 9 de fevereiro, os downloads do Bing atingiram o pico de 286.500. 

Para contextualizar, os downloads globais diários da média do Google são pouco menos de 400.000.

O que é importante para os investidores da Alphabet é se o aumento do interesse no ChatGPT e no Bing é suficiente para ter um impacto perceptível nos negócios do Google e, de acordo com o BofA, a resposta até agora é não.

“O aumento nos downloads do Bing não afetou a atividade de download do Google, que permaneceu estável em janeiro e fevereiro, e não temos conhecimento de nenhuma desaceleração nas receitas de pesquisa do Google que possam ser atribuídas ao lançamento do ChatGPT no final de 2022”, disse o BofA.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Agora, com a deterioração do sentimento nas ações da Alphabet e o desempenho significativamente inferior ao Nasdaq 100, os investidores devem considerar a compra das ações, de acordo com a nota. 

O banco reiterou sua classificação de "Compra" e preço-alvo de US$ 125, o que representa uma alta potencial de cerca de 40% em relação aos níveis atuais.

O banco disse que o argumento por trás do Alphabet inclui seu avanço em inteligência artificial e aprendizado de máquina, potencial de valorização no YouTube Shorts, uma disciplina renovada em gerenciamento de despesas e recompra de ações, uma avaliação atraente.

“Vemos vantagens da IA ​​para o Google e oportunidades para a IA aumentar o valor da plataforma da Alphabet (pesquisa, nuvem e Waymo)”, disse o BofA. 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.