O banco central da Rússia está tentando adicionar o yuan da China, a rúpia da Índia e a lira da Turquia ao seu fundo de riqueza soberana, enquanto as sanções ocidentais mantêm os dólares e euros congelados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na sexta-feira (12), o banco central divulgou suas perspectivas de política para os próximos três anos e observou que outras moedas também podem ser adicionadas à mistura.

A diversificação das moedas ocidentais pode vir por meio de um mecanismo orçamentário que alavanca o excesso de receita da receita de energia. 

O fundo de riqueza da Rússia detinha pouco menos de US$ 200 bilhões em julho. 

O ministro das Finanças, Anton Siluanov, sinalizou anteriormente que Moscou poderia buscar moedas alternativas para complementar o fundo. 

No entanto, a presidente do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, alertou contra o investimento em moedas voláteis. 

O Yuan atraiu um interesse particular da Rússia desde que invadiu a Ucrânia em meio a um aumento no comércio com a China e ao afastamento do Ocidente de laços comerciais com Moscou.

O comércio de moeda Yuan-rublo atingiu um recorde no mês passado, e o presidente Vladimir Putin anunciou em junho que a China e a Rússia juntas estão desenvolvendo uma nova moeda de reserva com outros países do BRICS. 

A pressão da China para tornar o yuan uma moeda mais dominante no cenário mundial e ultrapassar o dólar, acelerou nos últimos anos. 

Ainda assim, os economistas apontaram que os movimentos são principalmente simbólicos. 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.