O que é relações públicas?

Relações públicas referem-se à variedade de atividades conduzidas por uma empresa para promover e proteger a sua imagem, seus produtos e políticas perante o público.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A grande maioria das empresas multinacionais e grandes conglomerados realiza esforços para administrar e manter o relacionamento com seus clientes e o público em geral.

A maioria dessas organizações possui um departamento de relações públicas que se empenha em monitorar a atitude e a percepção da sociedade quanto a sua atuação.

Um bom trabalho de relações públicas pode ajudar a empresa ser bem vista perante as pessoas, como também fechar grandes negócios e acordos políticos importantes.

Além disso, o departamento de relações públicas costuma ser muito requisitado para eliminar a publicidade negativa que surge devido a práticas questionáveis.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam as relações públicas?

O trabalho do setor de relações públicas tem como objetivo gerenciar a opinião pública perante uma organização. 

É usado para distribuir e comunicar todas as informações necessárias para construir uma boa reputação na mente do público.

As relações públicas abrangem uma ampla gama de atividades, trabalhando frequentemente em campanhas de comunicação de marca.

Geralmente o departamento de relações públicas atua com as seguintes atividades:

  1. Assessoria de imprensa: Divulga as informações sobre a organização enfatizando o seu aspecto positivo. 
  2. Publicidade do Produto: Pode ser feita por meio da divulgação dos eventos para realização da divulgação dos produtos.
  3. Comunicação Eficaz: É necessário criar e promover o entendimento da organização. Pode ser obtido por meio de comunicação interna e externa.
  4. Promoção de Lobby: É necessário lidar com legisladores ou governo para encorajar ou desencorajar uma legislação ou regulamentação específica.
  5. Aconselhamento: Consiste em aconselhar a gestão sobre questões públicas, posicionamento da empresa frente a questões específicas.

É importante ter em mente que o departamento de relações públicas está em constante interação com todos os outros departamentos funcionais da empresa.

Por exemplo, as relações públicas juntamente com o setor financeiro ajudam na mobilização de recursos para o financiamento de projetos.

As relações públicas também podem ajudar nas relações de trabalho para produtividade do chão de fábrica; nas relações com o consumidor para melhor compreensão das necessidades do cliente; e relações com os funcionários para o moral e a construção da equipe. 

Além disso, as relações públicas podem ajudar na formulação de estratégias e políticas organizacionais, pois é o departamento que faz a ponte entre os diversos públicos e diversos departamentos funcionais.

A maioria das organizações possui um departamento separado ou contrata serviços de agências profissionais para gerenciar as relações públicas da organização.

Carreira e mercado de relações públicas

O profissional formado em Relações Públicas é o responsável pela disseminação da comunicação nas organizações, tanto com o público interno quanto o externo.

Quem se interessar pelo trabalho de relações públicas saiba que existem no Brasil vários cursos voltados especificamente para a formação desse profissional.

Geralmente, os cursos são oferecidos na modalidade de Bacharelado e têm duração média de quatro anos. 

Para concluir o curso é obrigatório passar por um estágio e apresentar de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Em grande parte das instituições, o curso de Relações Públicas é oferecido como uma extensão do curso de Comunicação Social.

O curso de Relações Públicas apresenta muitas disciplinas da área da comunicação, como por exemplo: Comunicação Organizacional, Comunicação Pública e Assessoria de Comunicação. 

Além disso, o graduando terá ainda aulas que envolvam a área da Administração, como: Economia, Marketing e Teorias da Administração.

O mercado de trabalho para o profissional de Relações Públicas cresce a cada dia, principalmente em empresas privadas, que buscam maior eficiência na comunicação interna e também externa. 

Sendo assim, com a necessidade cada vez maior de estabelecer um bom relacionamento com seus públicos de interesse (clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, etc.), a profissão de Relações Públicas está em alta.