O engenheiro eletrônico e programador Steve Wozniak se juntou a outro Steve, o Jobs, para fundar em 1976 aquela que viria a se tornar a maior companhia de tecnologia, a Apple (AAPL34).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Wozniak foi o responsável pelo Apple I, o primeiro computador da empresa e participou da revolução do computador pessoal. 

Ele permaneceu menos de uma década na Apple, mas continuou no mercado lançando novas  empresas ligadas a área de tecnologia. 

Conheça a trajetória de Steve Wozniak, o cofundador da Apple.

Quem é Steve Wozniak?

Steve Wozniak é cientista de computação, inventor, programador, executivo, professor e co-fundador da Apple, junto com Steve Jobs.

Vida e carreira

Stephen Gary Wozniak nasceu no dia 11 de agosto de 1950, na cidade de San José, estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Por causa de um erro em sua certidão de nascimento, ele foi registrado com o nome de Stephan, mas acabou adotando a grafia Stephen em homenagem ao desejo da mãe, Margaret Louise Wozniak.

Seu pai, Francis Jacob Wozniak, era engenheiro de um programa de mísseis em uma companhia aeroespacial norte-americana chamada Lockheed que possuía contratos militares ultrassecretos com o governo dos EUA.

Por causa do sigilo, Steve e os irmãos eram proibidos de perguntar ao pai qual sua profissão. 

Por influência de seu pai, Steve despertou a curiosidade para a eletrônica e, ainda criança, criou algo similar a um interfone residencial que conectava seis residências da rua onde morava. 

Aos 11 anos, desenvolveu e construiu sua própria estação de radioamador.

Steve Wozniak seguiu para o Colorado, onde entrou na universidade, mas foi expulso após hackear sistemas da universidade para passar trotes em colegas.

De lá, Woz, como é chamado, foi para a Universidade da Califórnia, onde iniciou o curso de engenharia.

Mesmo de se formar, Woz conseguiu um trabalho como engenheiro na Hewlett-Packard (HP). 

Na empresa, conheceu o jovem Steve Jobs, que ainda no Ensino Médio, frequentava alguns treinamentos da companhia.

Os dois logo viraram amigos ao compartilhar a mesma paixão pela computação.

O primeiro projeto desenvolvido pelos dois foi um dispositivo que possibilitava realizar ligações de longa distância de forma gratuita, em 1971. 

No mesmo ano, Wozniak construiu seu primeiro computador, com a ajuda do amigo Bill Fernandez, que viria a ser um dos primeiros funcionários da Apple.

Em 1975, ele começou a trabalhar no que viria a ser o Apple I e tentou convencer a HP a abraçar a ideia. Mas, na época, a companhia estava focada em suas calculadoras. 

Quem não recusou foi Steve Jobs, que viu nessa criação um pontapé inicial para começarem a vender computadores.

Para conseguir dinheiro inicial para o projeto, Jobs vendeu seu carro e Woz, sua calculadora. 

Eles juntaram US$ 1.300 e começaram a construir os computadores na casa Jobs. Assim nascia a Apple Computer Company (hoje, Apple Inc.), em 1976.

O sucesso do computador fez a Apple a ser conhecida e receber um aporte de US$ 600 mil de Mike Markkula, um ex-executivo da Intel. 

Markkula também convenceu Woz a deixar seu emprego na HP para se dedicar integralmente à Apple.

Em 1977, nasceu o Apple II, com gráficos coloridos no que anteriormente só apareciam letras.

Em dezembro de 1980, a Apple abriu seu capital e Jobs e Woz viraram milionários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Contudo, no ano seguinte, enquanto a empresa dedicava seus esforços ao Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica, Steve Wozniak sofreu um grave acidente de avião.

Isso lhe rendeu diversos ferimentos e perda de memória.

Após se recuperar, o cofundador da Apple decidiu que era melhor se afastar da empresa.

Woz aproveitou esse tempo para realizar diversos cursos, dar aulas no ensino fundamental de escolas da região do Vale do Silício e até se aventurar pelos festivais de música.

Em 1982, após perder dinheiro, voltou para a Apple, mas não permaneceu por muito tempo. 

Nessa época, a companhia já havia crescido muito. Woz desejava continuar na área de criação e não tinha interesse em gerenciar equipes.

Em meio a conflitos internos, Woz saiu novamente da Apple em 1985, dizendo que a empresa estava indo para o caminho errado e se desfaz de boa parte de suas ações.

Após deixar a Apple, Woz fundou a CL9 e lançou o primeiro controle remoto universal.

Em 2001, Wozniak fundou a Wheels of Zeus (WOZ) um empreendimento que desenvolvia tecnologia wireless para GPS.

Ele também ocupou o cargo de cientista-chefe na companhia de software Fusion-io, e foi fundador da Acquicor Technology, uma empresa que comprava e fazia melhorias em tecnologias.

No mundo dos Geeks, Steve Wozniak ficou conhecido como um dos cofundadores da Comic Con, a convenção anual que reúne fãs de games e quadrinhos.

Em 2017, ele fundou a Woz U, uma plataforma de educação à distância focada em engenharia de software e desenvolvimento tecnológico.

Ao longo de sua vida, Woz se casou quatro vezes e teve três filhos, todos com sua segunda esposa, a ex-atleta de canoísmo Candice Clark. 

Woz sempre esteve envolvido com educação e é o fundador-patrocinador do Tech Museum, do Silicon Valley Ballet e do Children’s Discovery Museum de San Jose, além de ser um dos fundadores da Electronic Frontier Foundation, uma organização não governamental que apoia direitos digitais.

Ele também transformou a Un.U.Son., ou Unite Us In Song, sua entidade criada para organizar festivais de música, em uma instituição para apoiar projetos educacionais.

Steve Wozniak possui 10 títulos de doutorado honorários em engenharia e uma Medalha Nacional da Tecnologia.

Atualmente ele se dedica a dar palestras e a inspirar as novas gerações.

Wozniak vive em Los Gatos, na Califórnia, com a esposa Janet Hill.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.