Dara Khosrowshahi teve que fugir de seu país durante a Revolução Iraniana. Chegando aos Estados Unidos, o refugiado traçou uma trajetória incrível se tornando uma superestrela da tecnologia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Atualmente, Dara é o CEO da Uber (U1BE34) e administra as operações da empresa em 70 países.

Antes disso, foi nome importante no Expedia Group (EXGR34), trazendo grandes resultados para a companhia.

Conheça mais de sua história de Dara Khosrowshahi e como ele se tornou em um dos CEOs com melhor remuneração dos EUA.

Quem é Dara Khosrowshahi

Dara Khosrowshahi é um empresário iraniano-americano atual diretor executivo da Uber (U1BE34). 

Anteriormente foi CEO do Expedia Group, que sob seu comando se tornou uma das maiores empresas online de viagens do mundo.

Vida e carreira

Dara Khosrowshahi nasceu no dia 28 de maio de 1969, na cidade Teerã, no Irã, o mais novo dos três filhos de Lili e Asghar (Gary) Khosrowshahi. 

Ele vem de uma família rica, fundadora da Alborz Investment Company, um conglomerado diversificado envolvido em produtos farmacêuticos, produtos químicos, alimentos, distribuição, embalagens, comércio e serviços. 

A proeminência de sua família os tornou alvo da Revolução Iraniana no final da década de 70 e a empresa familiar foi posteriormente nacionalizada.

Em 1978, pouco antes da revolução estourar, sua família fugiu para o sul da França planejando voltar para o Irã, como os conflitos continuaram, eles imigraram para os Estados Unidos, eventualmente indo morar com um de seus tios em Tarrytown, Nova York.

Em 1982, quando Khosrowshahi tinha 13 anos, seu pai foi para o Irã para cuidar de seu avô e não teve permissão para deixar o Irã por 6 anos. Com isso, Dara passou sua adolescência sem ver seu pai.

Em 1987, Khosrowshahi concluiu o segundo grau na Hackley School. 

Quatro anos depois ele se formou em engenharia elétrica na Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, Estados Unidos.

Em 1991, Khosrowshahi ingressou na Allen & Company, onde teve uma longa trajetória como analista do banco de investimentos.

Foi neste período que conheceu Barry Diller, um famoso empresário que o levou para trabalhar em seus negócios.

Primeiro na USA Networks, em 1998, onde ocupou os cargos de vice-presidente sênior de planejamento estratégico e depois presidente.

Mais tarde ele se tornou diretor financeiro da IAC Travel, uma divisão da IAC, outro empreendimento de Diller.

Seu papel foi decisivo na expansão do portfólio de marcas de viagens da empresa, que comprou a Expedia.

Com o negócio, Khosrowshahi assumiu o cargo de CEO em 2005.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 12 anos no cargo, Khosrowshahi foi um dos responsáveis pela expansão global do grupo e a aquisição de uma série de empreendimentos como Hotels.com, Orbitz, Trivago, HomeAway e Travelocity.

O grupo se tornou líder no mercado de turismo online dos EUA, vendo sua receita saltar em mais de 6 bilhões de dólares.

Em 2015, a Expedia concedeu um contrato de 90 milhões de dólares em ações para Dara até 2020, porém em agosto de 2017 ele deixou o grupo para se tornar o CEO da Uber.

Dara assumiu o lugar deixado pelo cofundador da multinacional, Travis Kalanick. Ao aceitar o emprego, ele também assumiu uma série de desafios.

Entre eles, gerenciar o processo de oferta pública inicial (IPO) da companhia, que foi realizado em 2019.

Khosrowshahi também teria que limpar a imagem da empresa, arranhada após uma série de polêmicas envolvendo seu antigo CEO.

Especula-se que a Uber tenha oferecido mais de 200 milhões de dólares para Khosrowshahi aceitar o cargo. Além disso, ele se tornou parte do conselho de diretores da multinacional.

Khosrowshahi tem dois filhos do primeiro casamento. O filho, Alex, e a filha, Chloe.

Em dezembro de 2012, Khosrowshahi se casou com Sydney Shapiro, uma ex-professora de pré-escola e atriz. O casal tem filhos gêmeos, Hayes Epic e Hugo Gubrit.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.