Pergunta rápida: você compraria uma lata de Coca-Cola por R$ 100,00?

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Afinal, o que uma latinha de 350 ml de Coca-Cola tem de tão especial para custar tão caro?

Nada contra o líquido preto gaseificado. A um preço adequado ele é ótimo de ser consumido.

Mas imagine a moda pegando. Imagine várias pessoas comprando latinhas e mais latinhas de Coca por R$ 100 a lata.

Em algum momento o pessoal vai começar a notar que não há nada de muito especial ali e que o preço pago por aquela latinha está saindo caro demais.

Isso acontece muito no mercado de ações.

Sabemos que ações e uma lata de Coca são diferentes. Sabemos também que Coca não geram valor ao longo do tempo.

Mas algumas empresas também não.

E, certas vezes, se você pagar muito caro por uma lata de Coca-Cola, esse dinheiro pode fazer falta.

Assim como se você comprar ações de uma empresa pagando um preço muito maior do que ela vale também.

Vamos aos fatos...

Em 1998 as ações da Coca-Cola and Company negociava a incríveis 60x lucros, muito acima das demais empresas do setor. 

Isso significa que se a empresa resolvesse distribuir 100% dos seus lucros aos acionistas, algo improvável de acontecer dado o perfil do negócio, levaria 60 anos para você recuperar o capital investido.

A expectativa sobre o futuro da empresa era alta.

O mercado estava cotando as suas ações a preços distantes frente do que elas deveriam valer. 

Uma assimetria desfavorável ao investidor.

Se você tivesse comprado as ações da Coca-cola em 1998, você passaria 16 longos anos sem resultados. 

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Veja:

Gráfico de consolidação da Coca-Cola

As ações da Coca-cola só voltariam a desempenhar positivamente em 2014, caso você tivesse investido nelas em 1998.  

Quando você aceita pagar R$ 100 por uma latinha de Coca-Cola, significa que suas expectativas sobre ela são enormes e caso ela não atenda suas expectativas, você pode querer vender o seu estoque de latinhas a preços inferiores ao que comprou.

Não basta um negócio ser rentável, o preço precisa estar bom. Não há porque se tornar sócio do mercadinho do seu bairro se você precisar pagar o valor de mercado de Carrefour para isso.

No final da história o valor da empresa é a variável mais importante para a decisão de compra. 

Trimestralmente é importante rever essa variável, afinal uma CVC (CVCB3) hoje, por exemplo, não vale a mesma coisa que há um ano.

O valor justo de uma empresa não fixo e imutável, ele oscila (em menor magnitude) assim como o preço da ação.

No canal Joias da Bolsa nós dispensamos latinhas de Coca-Cola a R$ 100, mas se elas aparecerem a 50 centavos, nós enchemos o carrinho e poderemos brindar felizes com o líquido preto.

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