O que é Put

Put é uma opção de venda a qual possibilita a venda, pelo seu titular, de um determinado ativo financeiro, por um preço estabelecido em contrato, até uma certa data de vencimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Put engloba a venda de ativos do mercado de Renda Variável, como Ações, contratos futuros e commodities, com intuito de proteger ou alavancar o capital de investimento de seu titular. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Put 

Put, então, é uma opção de venda que permite, ao seu titular, o direito de venda de determinado ativo através de contrato.

Primeiramente, há a venda de uma opção de venda pelo seu lançador, através de corretora, com objetivo de receber prêmios, tendo o dever de comprar o ativo, conforme contrato.

O lançador, assim, deverá comprar o ativo do investidor com quem estabeleceu contrato de Put, no momento em que há a notificação de que tal opção foi exercida no mercado.

Por outro lado, para o investidor, que se tornou titular dessa opção, não há a necessidade de vender o ativo durante a data de vencimento do contrato.

Apenas o lançador tem a obrigação de comprar o ativo do titular, com o preço fixado e durante o período de validade do contrato.

Neste contrato, estão estabelecidos o preço fixo deste ativo e a data de vencimento em que é possível realizar essa venda.

Então, é através da Put que se tem preço fixado, também chamado de strike da opção, em que será mantido até a data limite estabelecida em contrato.

Put também é considerada como uma importante forma de lidar com a alta volatilidade do mercado de Renda Variável, cuja tendência é oscilar constantemente.

Dessa forma, Put pode ser categorizada entre duas funções:

  • Alavancagem;
  • Hedge.

Em relação à alavancagem, espera-se aumentar os lucros, negociando com um capital menor, quando se especula, com expectativa de queda de preço, já na compra da Put.

Também espera-se, ao obter uma Put, proteger o investimento de desvalorizações futuras de preços porque o titular tem o direito de negociar com o preço acordado, sendo uma função hedge.

É interessante utilizar a Put quando se tem muito conhecimento e experiência em relação ao mercado de opções ou através de uma corretora de valores.

Assim, é possível se precaver de quedas de Ações, por exemplo, ou das oscilações muito rápidas dos preços de ativos. Também, pode-se estruturar as operações, buscando segurança e alto retorno. 

Além disso, sabendo-se operar e negociar no mercado de opções, também é possível ter uma boa rentabilidade da carteira de investimentos, mesmo com alta ou queda de preços. 

Vantagens de Put 

Há algumas vantagens para um investidor se tornar titular de uma Put, pois, primeiramente, conseguem diminuir o risco em relação a um certo ativo.

Caso, por exemplo, não tenham uma carteira diversificada, ou mesmo o país se encontre em uma situação instável economicamente, Put minimiza os riscos para os titulares de um determinado ativo.

Assim, os contratos estabelecidos entre as partes envolvidas de uma Put se justificam por trazer algumas vantagens aos titulares, como proteção contra desvalorização e especulação em quedas de preços.

O contrato de Put permite uma proteção contra desvalorização, pois será mantido certo preço, mesmo que haja queda de preços de mercado.

Desta forma, se isso ocorrer, Put possibilita manter o preço de um ativo acima daquele que está sendo negociado no mercado, protegendo de possíveis prejuízos do titular.

Além disso, também é positivo vender Ações em um cenário de queda de preços e isso é possível através do Put, devido ao preço fixado.

Portanto, é interessante que o investidor tenha experiência no mercado de opções, para que consiga realizar essa especulação mesmo em um cenário de queda.