A chegada à casa dos 50 anos é como um farol na estrada da vida que ilumina tanto as conquistas passadas quanto os desafios futuros. Nessa faixa, erros financeiros têm um impacto significativo. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na meia-idade é quando geralmente você começa a aproveitar o dinheiro que ganhou, mas também é a faixa que muitos lidam com uma série de responsabilidades financeiras importantes.

Isso vai desde pagar as mensalidades dos filhos até cuidar dos pais idosos, além de garantir que esteja preparado financeiramente para uma aposentadoria tranquila.

Sim, depois de chegar aos 50 anos, você está oficialmente mais perto da aposentadoria do que da idade em que começou a trabalhar. 

Apesar de tudo parecer imutável ​​nesta idade, aos 50 anos você ainda tem tempo para fazer as mudanças que deseja na vida e que deseja para seu futuro.

E o mais importante, você é sábio o suficiente para tomar decisões financeiras mais acertadas. 

Para se preparar para essa fase crucial, aqui estão os principais erros financeiros que as pessoas na faixa dos 50 anos cometem para você evitar e tomar decisões inteligentes com seu dinheiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Erro 1: Acreditar que é tarde demais para começar a planejar e economizar

Nunca é tarde demais para desenvolver bons hábitos e começar a planejar seu futuro financeiro. 

A partir dos 50 anos, é crucial que preste mais atenção no planejamento financeiro, seja iniciando o seu ou reavaliando suas metas.

Se ainda não começou, mapeie suas metas, avalie sua situação atual e crie um plano sólido para alcançá-las. Isso inclui estabelecer um orçamento, economizar consistentemente e investir sabiamente.

Você pode descobrir que não precisa fazer mudanças significativas em seu estilo de vida ou pode perceber que precisa adiar alguns de seus objetivos. 

No entanto, é preciso agir. Adiar mais esse processo pode diminuir significativamente suas chances de uma aposentadoria confortável. 

Nessa faixa não existe mais tempo para erros. Por isso, é aconselhável buscar ajuda de um profissional qualificado para te ajudar no planejamento e nos investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Erro 2: Não aproveitar benefícios fiscais

Muitos investidores pagam impostos que não seriam necessários justamente por não conhecer o básico sobre planejamento tributário.

Quanto mais você souber utilizar os benefícios fiscais, mais economia irá fazer. Por isso, preste atenção na sua declaração de imposto de renda.

Algumas medidas que podem diminuir seu gasto com imposto é aplicar o valor equivalente a até 12% de sua renda tributável em um fundo de previdência do tipo PGBL, dependendo do caso.

As operações em bolsa também podem ter benefícios fiscais. Existe isenção de imposto de renda para ganhos de capital nas operações de swing trade em ações desde que você não ultrapasse o limite de R$ 20 mil por mês em negociações.

Além disso, algumas ações de empresas pequenas e médias que se enquadrem em alguns critérios específicos são isentas de IR sobre o lucro.

Existe também a possibilidade de compensar prejuízos com lucros futuros.

Tudo isso pode parecer muito complexo para quem não tem experiência ou conhecimento aprofundado sobre isso, por isso, contar com um consultor de investimentos é uma forma de economizar. 

Afinal, é possível reduzir os custos com taxas e impostos, sempre dentro da lei. No longo prazo isso fará muita diferença no seu patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Erro 3: Investir nos filhos em vez de em você mesmo

Todos nós queremos que nossos filhos tenham sucesso, mas nem sempre pagar tudo para eles é a melhor forma para que isso se concretize.

Dependendo da sua situação financeira, você pode querer pagar a faculdade para que eles se formem sem dívidas. No entanto, se o financiamento dos filhos adultos lhe custar o dinheiro da sua aposentadoria, poderá ter dificuldade em compensar a diferença.

Não ter dinheiro suficiente para se aposentar pode resultar na necessidade de alterar metas específicas, como a idade da aposentadoria ou o estilo de vida.

Lembre-se de que é mais fácil pedir dinheiro emprestado para a faculdade do que para a aposentadoria.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Erro 4: Não levar em consideração o custo dos filhos ou dos pais idosos 

Pessoas na faixa dos 50 anos muitas vezes estão na chamada geração “sanduíche”, onde têm a tarefa de cuidar dos próprios filhos e também dos pais idosos. 

Estar nessa posição requer cuidados especiais. O segredo aqui é aprender como ajudar sem descuidar da própria aposentadoria e, mais uma vez, a peça chave é o planejamento financeiro.

O recomendado é conversar com seus pais sobre seus planos financeiros e compreender os cuidados que eles precisam. O mesmo deve ser feito com os filhos se estes forem adultos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Erro 5: Investir de maneira muito conservadora

Embora a aposentadoria esteja mais perto, aos 50 anos você ainda poderá ter mais 30 a 40 anos de vida pela frente, incluindo 15 anos antes de se aposentar. 

A aposentadoria pode ser seu maior objetivo, mas não é o objetivo final. Você ainda tem muito pela frente. 

Quanto mais perto da aposentadoria, mais o senso comum diz que é para investir de forma mais conservadora. No entanto, não faz sentido ter um portfólio excessivamente conservador.

Certifique-se de que você está realmente obtendo o máximo retorno possível com seus investimentos de acordo com seu perfil e continue diversificando seus investimentos e incluindo níveis de risco variáveis. 

Construir um portfólio bem equilibrado pode ser complicado e é aconselhável trabalhar com um consultor de investimentos de confiança que possa montar a melhor carteira para diferentes cenários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não erre mais

A chave para aproveitar a vida sem descuidar da aposentadoria para quem está na faixa dos 50 anos é evitar esses erros comuns e adotar uma abordagem proativa para o planejamento financeiro. 

Afinal, qualquer erro agora terá um impacto significativo na sua vida pós-aposentadoria.

Para não comprometer seu futuro, construa uma base sólida agora mesmo e comece a traçar o curso para a sua melhor aposentadoria possível. 

Para evitar armadilhas nesse percurso, conte com o auxílio de um profissional sem conflito de interesses.

Afinal, por mais que você ainda tenha tempo para planejar o futuro, o espaço para erros é muito menor.

Informe o DDD + 9 dígitos