Com o início do último mês deste ano, está se aproximando a época em que as pessoas buscam analisar a própria vida e as evoluções que tiveram nos últimos 12 meses.

Entretanto, cada um tem suas próprias fórmulas de medir o sucesso na vida e isso também pode mudar conforme sua idade, como revela o bilionário Bill Gates.

Sendo atualmente a quarta pessoa mais rica do mundo, com patrimônio de US$ 137 bilhões, Gates é exemplo de independência financeira, inspirando aqueles que desejam ser bem-sucedidos. 

Aos 66 anos, o filantropo e cofundador da Microsoft diz que atualmente se faz três perguntas que não se faria aos 20 anos, revelando mudanças nas suas prioridades ao longo da vida.

Para Bill Gates, perguntas fazem parte de uma avaliação de fim de ano de sua vida pessoal e profissional, uma tradição que, segundo ele, lembra sua infância.

Mas a autoavaliação mudou desde seus 20 anos. “Naquela época, uma avaliação de final de ano equivaleria a apenas uma pergunta: a Microsoft está tornando realidade o sonho da computação pessoal?”

Claro, Gates ainda avalia a qualidade de seu trabalho, mas ele também se faz uma série de perguntas sobre outras áreas da sua vida.

Considerando essa métrica de sucesso, o site CNBC Make It relembrou as questões de Gates para você analisar se está fazendo o suficiente para encerrar 2021 com sucesso pessoal.

Então, você está pronto para descobrir as 3 perguntas que o bilionário Bill Gates recomenda para avaliar seu sucesso?

Leia até o final e entenda a importância de saber como ter sucesso no âmbito familiar e das amizades, além das finanças pessoais.

Dediquei Tempo Suficiente à Família?

O dinheiro pode comprar muitas coisas, mas não é possível comprar um minuto extra no seu dia vivendo momentos que não voltam mais.

Mesmo com uma agenda lotada, Bill Gates considera essencial arrumar tempo para sua família.

A ex-esposa de Gates, Melinda, revelou em 2019 que, quando o bilionário era CEO da Microsoft, ele aproveitava algumas manhãs por semana levando sua filha mais velha para a escola.

“Bill e as crianças apreciavam aqueles momentos no carro”, disse ela na época.

“Ouvir música juntos e as conversas que eles tinham no carro mostraram às crianças um lado dele que eles poderiam não ver de outra forma”, relembrou Melinda.

Além disso, Bill Gates já revelou em outras ocasiões que seus três filhos são a resposta para o questionamento O que te faz feliz?”.

“Recentemente, alguém disse que quando seus filhos estão bem, é realmente muito especial e, como pai, eu concordo totalmente”, escreveu o bilionário sobre seus hábitos de sucesso e felicidade.

Aprendi Coisas Novas o Suficiente?

Bill Gates pode ter abandonado Harvard em 1975, mas ainda mantém um apetite incrível por aprender novos tópicos.

Em uma entrevista ao The New York Times , Gates disse que lê até 50 livros por ano: “É uma das minhas principais maneiras de aprender, desde que era criança”.

“Hoje em dia, também gosto de visitar lugares interessantes, me encontrar com cientistas e assistir a muitas palestras online”, continuou o filantropo.

“Mas a leitura ainda é a principal forma de aprender coisas novas e testar minha compreensão”.

A aprendizagem ao longo da vida é essencial para o crescimento, sucesso e felicidade contínuos. E nunca houve época melhor para praticar o hábito de aprender.

“Quando eu queria aprender algo além da escola quando criança, abrir minha enciclopédia era o melhor que podia fazer”, escreveu Gates à Revista TIME, em 2017. “Hoje, tudo o que você precisa fazer é ficar online.”

Então se você não gosta da sua atual resposta para a pergunta “aprendi coisas novas o suficiente?”, está na hora de buscar meios de estudar e desenvolver novos conhecimentos.

Se você deseja começar a investir ainda neste ano, por exemplo, pode baixar hoje mesmo o livro digital “Como Começar a Investir do Zero” e aprender o que é preciso. 

Se seu interesse está mais relacionado a aprender sobre estilo de vida de sucesso, você também pode descobrir os “10 Passos para Se Tornar Um Milionário”, baixando gratuitamente outro ebook.

Banner will be placed here

Desenvolvi Novas Amizades e Cuidei das Antigas?

Um amigo importante de Bill Gates pode ter o influenciado a adotar esse questionamento. O bilionário e maior investidor de todos, Warren Buffett, é um defensor do cultivo de amizades.

Em 2017, Gates respondeu à pergunta “Qual é a sua ideia de sucesso?” citando seu amigo bilionário.

“Warren Buffett sempre disse que a maior medida de sucesso da vida é se as pessoas próximas a você são felizes e o amam”, respondeu Gates.

E, em uma postagem de 2016, Gates revelou: “Aprendi muitas coisas com Warren nos últimos 25 anos, mas talvez a coisa mais importante seja sobre como se trata a amizade.

Segundo ele, “é sobre ser o tipo de amigo que você gostaria de ter para si mesmo”.

Vários estudos até sugeriram que existem benefícios valiosos em cultivar relacionamentos profundos.

“Nossos relacionamentos e o quão felizes somos em nossos relacionamentos têm uma influência poderosa em nossa saúde, afirmou Robert Waldinger, psiquiatra e professor da Harvard.

De acordo com o doutor, “cuidar do corpo é importante, mas cuidar de seus relacionamentos também é uma forma de autocuidado.