Paul Samuelson já foi chamado de "Pai da Economia Moderna" e o "mais importante economista acadêmico do século XX".

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Provavelmente, Samuelson foi um dos economistas mais influentes da segunda metade do século XX e ajudou a transformar o Departamento de Economia do MIT em um dos melhores do mundo.

Durante boa parte de sua carreira ele passou no MIT, atraindo outros economistas notáveis ​​para se juntarem ao corpo docente.

Samuelson se tornaria um dos últimos verdadeiros generalistas em sua profissão, utilizando um novo modelo para se enxergar a economia extrapolando o campo da matemática.

Por suas contribuições, se tornou o primeiro americano a ganhar o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, em 1970.

Conheça a trajetória de Paul Samuelson, o homem que ajudou a economia a se tornar uma ciência.

Quem é Paul Samuelson

Paul Samuelson (1915 - 2009) foi um renomado economista e primeiro americano a ganhar o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, em 1970.

Vida e carreira

Paul Anthony Samuelson nasceu em 15 de maio de 1915 na cidade de Gary, estado da Indiana, Estados Unidos, em uma família de imigrantes judeus da Polônia.

Em 1923, mudou-se para Chicago, onde se formou na Hyde Park High School, atual Hyde Park Career Academy. 

Graduado em Chicago em 1935, obteve o M.A. em 1936 e o PhD em 1941 em Harvard, recebendo o Prêmio David A. Wells pela dissertação. 

Segundo Samuelson, ele se tornou economista em 2 de janeiro de 1932, depois de entrar pela primeira vez em uma sala de aula de economia na Universidade de Chicago. 

“Eu não sabia nada sobre economia”, disse ele. “Mas foi amor à primeira vista.” 

Em Chicago, ele teve a melhor educação em economia pré-keynesiana. Em Harvard, ele estudou com Schumpeter, Leontief e outros grandes economistas da época.

Samuelson se tornou professor assistente de Economia no MIT em 1940, professor associado em 1944, professor em 1947 e Institute Professor (um título do MIT para os docentes mais importantes) em 1962. 

Em 1970, Paul se tornou o primeiro norte-americano a receber o Nobel de Economia “pelo trabalho científico através do qual ele aprimorou a teoria econômica estática e dinâmica e contribuiu ativamente para elevar o nível da análise na ciência econômica”.

Em seu extenso currículo constam ainda trabalhos como consultor do National Resource Planning Board (1941-43); do War Production Board (1945); do U.S. Treasury (1945-52, 61-70); da RAND Corporation (desde 1949). 

Foi membro do Radiation Laboratory Staff (1944-45) e diretor do President’s Task Force for Mantaining American Prosperity. 

Obteve os mais almejados prêmios e reconhecimentos concedidos a economistas, como a primeira medalha John Bates Clark (1947), o segundo Prêmio Nobel em Economia (1970). 

Foi presidente da Associação Americana de Economia (1961), da Sociedade de Econometria (1951) e da Associação Econômica Internacional (1965-68), entre outros. 

Samuelson morreu em 13 de dezembro de 2009, aos 94 anos na cidade de Belmont, Massachusetts, EUA

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Influência de Paul Samuelson na economia moderna

Paul Samuelson contribuiu para muitas áreas da teoria econômica. Ele foi um dos últimos generalistas em uma era de especialização crescente. 

Sua pesquisa incluia economia internacional, econometria, teoria da probabilidade, teoria do consumidor, economia financeira, economia do trabalho, finanças públicas e muito mais. 

Samuelson disse que procurava "métodos científicos comuns que fossem aplicáveis, não apenas em um campo, mas em muitos campos".

Seu colaborador e co-laureado com o Prêmio Nobel de 1997, Robert Merton , diz: "Paul poderia ter recebido seis prêmios Nobel. Ele escreveu, em todos os campos, uma obra fundamental de economia".

Livros de Paul Samuelson

Paul Samuelson disse certa vez: "Não me importo com quem escreve as leis de uma nação, se posso escrever seus livros de economia". 

Ele fez um ótimo trabalho. A primeira edição de "Economia"foi publicada em 1948 e se tornou o livro didático mais vendido por décadas, com milhões de cópias vendidas e traduzidas para mais de 40 idiomas. 

Outros trabalhos consistem no livro Fundamentos da Análise Econômica, de 1947; Economics, Linear Programming and Economic Analysis, de 1958; e centenas de artigos científicos.

Economia

O livro mais famoso de Paul Samuelson e escrito juntamente com William D. Nordhaus, é Economics: An Introductory Analysis, publicado pela primeira vez em 1948.

Um clássico da economia, o livro contribuiu e ainda contribui para o ensino da matéria em todo o mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.