O Grupo Pão de Açúcar registrou aumento de +82% nas vendas via e-commerce do primeiro trimestre.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), dono das marcas Pão de Açúcar e Extra, é um exemplo de como grandes empresas varejistas vêm adotando estratégias para superar a crise, entrando no mundo digital.
No primeiro trimestre de 2020, o grupo registrou aumento de +82% nas vendas via e-commerce, em relação ao mesmo período do ano passado.
Na marca Pão de Açúcar, a participação das vendas via e-commerce na receita total passou de 4%, no 1T19, para 7%, no 1T20.
Segundo Rodrigo Pimentel, diretor de e-commerce alimentar do grupo, "a transformação aconteceu e quem não se adaptar vai ficar para trás".
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
Pilares são ativos, tecnologia e cultura da empresa
O sucesso visto nos números é resultado de um processo de preparação que já estava em andamento antes da pandemia de novo Coronavírus se instalar, para implementar um serviço digital de qualidade.
O processo foi sustentado por três pilares: ativos, tecnologia e cultura da empresa. Nas palavras de Pimentel, "são as lojas físicas, infraestrutura e um mindset de longo prazo voltado para o bom atendimento".
No caso das lojas físicas, o grupo foi capaz de ampliar rapidamente sua capacidade para atender a nova demanda. Essa ampliação foi essencial, já que o número de pedidos online cresceu 150% no primeiro trimestre.
No começo de março, havia 120 lojas com serviço de entrega no mesmo dia e 1 centro de distribuição focado no e-commerce alimentar. Agora, são 287 lojas e 5 centros de distribuição.
Apesar de resultados do e-commerce, ações apresentam queda
Apesar do grupo apresentar resultados interessantes para o e-commerce no primeiro trimestre, as ações apresentaram uma tendência de queda neste ano. Até o momento, os papeis PCAR3 acumulam queda de -26,60%.
Recentemente, a XP Investimentos reduziu a recomendação para neutro e reduziu o preço-alvo de R$ 100 para R$ 70.
Os resultados gerais do grupo no primeiro trimestre ajudaram a consolidar essa tendência de queda. Mesmo com o aumento das vendas online, houve prejuízo líquido de R$ 130 milhões no 1T20, versus lucro líquido de R$ 126 milhões no 1T19.
Quer Saber Onde Investir?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Sobe +0,65% com Impulso da Vale; BHIA3 +34,19%
- Fundos de Investimento
Fundos Imobiliários (FIIS) Mais Baratos da Bolsa em Abril 2024
- Notícias
Casas Bahia (BHIA3) Protocola Pedido de Recuperação Extrajudicial
- Notícias
Petrobras (PETR4) e ABIQUIM Fecham Acordo para Avaliar Oportunidades em Gás e Energia