O que é Overnight

Overnight é uma operação financeira feita diariamente por bancos no mercado aberto, com o objetivo de obter recursos para financiar suas posições em títulos públicos.

Esses títulos são negociados com investidores, que devem recomprá-los no dia útil seguinte mediante taxas administrativas e de corretagem.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Overnight

O termo overnight vem do inglês e significa “durante a noite”. No mercado financeiro, a posição overnight é composta por títulos que foram mantidos de um dia para o outro.

O mercado financeiro reabre todas as manhãs, mas as negociações não fecham totalmente durante a noite. Assim, a cotação das ações podem refletir os acontecimentos da noite anterior.

Durante a noite, os investidores podem usar plataformas eletrônicas para comprar e vender Ações em operações denominadas de “negociações fora de horas” ou NFHs

Cabe ressaltar que os investidores correm alguns riscos para se manter nessa posição, pois alguns fatores podem influenciar a cotação durante a noite.

O que é Taxa Overnight

A Taxa Overnight é uma taxa de juros bastante utilizada no mercado financeiro, principalmente no mercado aberto.

O mercado financeiro opera com taxas diferentes:

  • Efetiva
  • Nominal;
  • Over ou Overnight.

A Taxa Efetiva coincide com o período de capitalização dos juros. Por exemplo, uma taxa 10% ao ano ou 0,67% ao mês. 

Já a Taxa Nominal não coincide com o período de capitalização. Por exemplo, a caderneta de Poupança paga, além dos juros anual, uma capitalização mensal.

Por sua vez, a Taxa Overnight corresponde à taxa de capitalização de uma aplicação e é expressa por uma fórmula específica. 

Essa taxa é utilizada para verificar a rentabilidade e o custo de diferentes produtos, como o hot money e o CD

No entanto, recomenda-se cautela uma vez que essa taxa pode levar ao erro. Para aplicá-la de forma correta, é preciso acompanhar o mercado financeiro diariamente.

O que são Fundos Overnight

Os Fundos Overnight são a categoria mais segura de dívida, sendo semelhantes a uma conta de poupança. 

Trata-se de um investimento seguro que pode ser resgatado imediatamente e tende a oferecer retornos relativamente baixos.

Os investidores devem ter cautela na escolha desses fundos, priorizando aqueles que têm um histórico consistente de bom desempenho e baixos custos.

Relação entre Hiperinflação e Overnight

No período da hiperinflação no Brasil, que ocorreu entre as décadas de 1980 e 1990, colocar o dinheiro em Overnight servia para neutralizar a corrosão da renda.

Para não perder poder aquisitivo, as pessoas com maior poder aquisitivo e que tinham conta em banco podiam fazer investimentos para proteger seu dinheiro da desvalorização da moeda brasileira.

Assim, como a elevação do preço poderia acontecer de um dia para o outro, eram feitas aplicações financeiras em Overnight que rendiam aos investidores taxas de juros diárias.

Essas operações acabaram em 1991 durante o governo Collor, enquanto a hiperinflação veio a ser controlada somente com a implantação do Plano Real em 1994.

Relação entre Taxa Selic e Overnight

A taxa Selic é conhecida como a taxa básica de juros da economia brasileira e é utilizada como referência para as operações financeiras.

A taxa diária da Selic é conhecida como Selic Overnight ou Selic Over. O cálculo dessa taxa é feito a partir da média ponderada de todas as operações diárias e interbancárias lastreadas em títulos públicos. 

A Taxa Selic Over é dada a partir dos empréstimos que as instituições financeiras fazem uns aos outros com duração de um dia, sendo que a garantia são os títulos públicos.

Por sua vez, a Taxa Selic Meta é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (Bacen) como instrumento de política monetária no país.