Quer saber como ganhar dinheiro com dividendos? Esses livros foram selecionados para você que já investe ou quer começar a investir com foco na geração de renda passiva com proventos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Cada vez mais investidores estão percebendo as vantagens do investimento em ações com foco em dividendos. 

Para te auxiliar a procurar ações que pagam bons dividendos e viver de rendimentos, separei 6 livros de investimentos que te ajudarão a ser um investidor melhor.

É difícil achar bons livros que foquem exclusivamente nesse tipo de conteúdo. Por isso, além de "Faça fortuna com ações", do Décio Bazin e de "O Investidor em Ações de Dividendos", de Felipe Pontes e Orleans Martins, resolvi adicionar alguns outros livros tradicionais que abordam dividendos em alguns capítulos.

Isso não chega a ser um problema, já que são grandes clássicos e contribuem para aprender mais, mesmo não abordando tanto sobre dividendos.

Veja os 6 melhores livros para ganhar dinheiro com dividendos: 

1- Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde, de Décio Bazin

No livro “Faça fortuna com ações, antes que seja tarde”, o jornalista e investidor Décio Bazin mostra como trilhar com segurança os caminhos da Bolsa de Valores.

Considerado por muitos como "A Bíblia dos Investimentos no Brasil", o livro ganhou fama depois de ser a única bibliografia brasileira recomendada pelo mega investidor Luiz Barsi.

Na obra, escrita em 1992, Décio Bazin apresenta sua estratégia de investimento em dividendos comparando diferentes indicadores.

De uma maneira resumida, sua metodologia é baseada em três fatores

  • Dividend yield (dividendo pago por ação/cotação da ação) acima de 6%;
  • Restrição a endividamento excessivo ou quaisquer dados suspeitos e;
  • Se houver notícias negativas, que podem afetar o lucro da empresa, vender imediatamente.

Na época em que criou esse método de seleção de ações, o Brasil vivia um período de altíssima inflação.

Por isso, ele adicionou à sua estratégia a noção de “Cash Yield”, ou seja, o mesmo que Dividend Yield, porém convertido ao dólar.

Ou seja, além de investir em ações de boas empresas e com altos pagamentos de dividendos, estes precisavam ser bons, mesmo quando convertidos para o dólar, moeda mais estável que o real.

2- O Investidor em Ações de Dividendos, de Felipe Pontes e Orleans Martins

"O Investidor em Ações de Dividendos: O Dividend Investing como Estratégia de Investimentos para Criar Riqueza com Empresas que Crescem e Pagam Dividendos" é um livro foi escrito baseado nas experiências acadêmica e de mercado dos autores.

Em uma série de aplicações e análises de empresas reais, Felipe Pontes e Orleans Martins apresentam uma estratégia de investimentos que está entre as famosas Value Investing (investimento em valor) e de Growth Investing (investimento em crescimento), é o Dividend Investing.

No livro, os autores mencionam que a estratégia não privilegia apenas empresas de valor, “descontadas” ou “baratas”, mas também preza por empresas de crescimento.

Para eles “é possível encontrar empresas baratas que pagam dividendos e ainda conseguem crescer ao longo do tempo”. 

Resumidamente, o foco do investimento está em empresas com fundamentos financeiros sólidos, que pagam bons dividendos no presente e que tenham boas perspectivas de crescimento no futuro.

→ Quando as Empresas Pagam Dividendos? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

3- O jeito Peter Lynch de Investir, de Peter Lynch

"O jeito Peter Lynch de investir: As estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street", é um livro escrito pelo gestor de fundos número um dos Estados Unidos, Peter Lynch.

Nele, ele mostra como os pequenos investidores também podem se tornar especialistas em selecionar ações ao observar o desempenho dos negócios e prestar atenção aos melhores produtos e serviços à sua volta.

O livro tem estrutura bem definidas que abordam:

  • Preparação para investir e como fazer uma avaliação e uma análise no momento de selecionar ações.
  • Selecionando vencedores, mostrando suas principais ideias sobre o que procurar e o que evitar em uma empresa.
  • Visão de longo prazo e características que considera importantes para qualquer investidor.

4- Investindo em Ações no Longo Prazo, de Jeremy Siegel

"Investindo em Ações no Longo Prazo: O Guia Indispensável do Investidor do Mercado Financeiro" de Jeremy Siegel é um dos melhores livros sobre investimento.

O livro traz várias comparações dos retornos de diferentes investimentos e explica a importância de investir em ações para o crescimento do patrimônio.

Entre os aspectos que proporcionam o retorno acima da média do mercado americano foram:

  • Os papéis de baixa capitalização (Small Caps)
  • As ações de valor (Menor relação preço lucro e preço valor patrimonial)
  • As ações com maior volume de pagamento de dividendos

5- O investidor do Bom Senso, de John C. Bogle

O investidor de bom senso, escrito em 2007 por John Bogle, é o guia clássico para atuar de forma inteligente no mercado financeiro.

No livro, o fundador da gestora americana Vanguard, defende que a estratégia mais simples e eficiente para a maioria dos investidores, principalmente os menos experientes, são os fundos de índice (ETFs).

Apesar desse foco, o autor também comenta sobre o impacto dos dividendos no crescimento das ações.

6- O investidor Inteligente, de Benjamin Graham

O investidor inteligente, livro escrito pelo "pai do investimento em valor" Benjamin Graham, é um clássico dos investimentos. Escrito em em 1949, o livro até hoje é referência para diversos investidores e entusiastas da área.

Nas mais de 600 páginas, Graham fala sobre todos os aspectos de um investimento e deixa claro a diferença entre especular e investir.

Como não poderia faltar, o autor também fala em algumas partes sobre dividendos e sua importância para a estratégia de investimento em ações.

Esses foram os 6 melhores livros para ganhar dinheiro com dividendos. Para continuar a aprender mais sobre o assunto, clique aqui e veja como ganhar renda extra com ações.

Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.