A OpenAI respondeu publicamente ao processo de Elon Musk publicando uma série de e-mails internos entre Musk e os executivos da empresa datados entre 2015 e 2018.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os e-mails foram mencionados em uma postagem no blog da empresa na terça-feira, informou o Business Insider e revelam detalhes sobre o relacionamento de Musk com Sam Altman e a OpenAI.

Estamos tristes por ter chegado a esse ponto com alguém que admiramos profundamente – alguém que nos inspirou a almejar mais alto, depois nos disse que iríamos falhar, abriu um concorrente e nos processou quando começamos a fazer progressos significativos em direção à missão da OpenAI sem ele", disse a postagem do blog.

Musk é cofundador da OpenAI e deixou a empresa em 2018. Recentemente, acusou a empresa de IA e seus líderes de abandonarem seus princípios fundadores em meio a uma parceria multibilionária com a Microsoft. 

Ele argumenta que a mudança da empresa em 2019 para uma divisão de “lucro limitado” equivalia a uma violação de seu contrato original de 2015 como organização sem fins lucrativos.

No primeiro dos e-mails publicados pela OpenAI, escrito em novembro de 2015, Musk escreveu ao CEO da OpenAI, Sam Altman, e ao presidente da empresa, Greg Brockman, que a empresa precisava buscar financiamento equivalente a um "número muito maior do que US$ 100 milhões para evitar soar sem esperança em relação ao que o Google ou o Facebook estão gastando."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Acho que deveríamos dizer que estamos começando com um compromisso de financiamento de US$ 1 bilhão”, escreveu Musk. "Isso é real. Cobrirei tudo o que alguém não fornecer."

O comentário, escrito por Altman, Brockman e outros executivos da OpenAI, na postagem do blog dizia que enquanto Musk – que na época fazia parte do conselho da OpenAI – e o restante dos líderes da empresa discutiam o melhor caminho financeiro a seguir.

Ficou claro, no final de 2017, entre todas as partes envolvidas que uma estrutura com fins lucrativos era a única forma de garantir que a empresa pudesse garantir financiamento suficiente para a sua prossecução do desenvolvimento da inteligência artificial geral.

"Elon queria participação majoritária, controle inicial do conselho e ser CEO. No meio dessas discussões, ele reteve o financiamento. Reid Hoffman preencheu a lacuna para cobrir salários e operações", disse o post. 

“Não pudemos concordar com os termos de uma empresa com fins lucrativos com Elon porque sentimos que era contra a missão de qualquer indivíduo ter controle absoluto sobre a OpenAI. Ele então sugeriu fundir a OpenAI com a Tesla.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A postagem destacou uma série de e-mails de fevereiro de 2018, encaminhada de Musk para Brockman e Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI e seu cientista-chefe, na qual um terceiro não identificado sugeriu que o caminho mais promissor para a OpenAI era "anexar-se à Tesla como sua fonte de dinheiro".

Ao encaminhar o e-mail, Musk escreveu que o autor anônimo da sugestão estava "exatamente certo", acrescentando: "Tesla é o único caminho que poderia até mesmo se comparar ao Google. Mesmo assim, a probabilidade de ser um contrapeso ao Google é pequena. Simplesmente não é zero."

“Elon logo optou por deixar a OpenAI, dizendo que nossa probabilidade de sucesso era 0 e que planejava construir um concorrente AGI dentro da Tesla”, dizia o post do blog. 

"Quando ele saiu no final de fevereiro de 2018, ele disse à nossa equipe que apoiava que encontrássemos nosso próprio caminho para arrecadar bilhões de dólares. Em dezembro de 2018, Elon nos enviou um e-mail dizendo: 'Mesmo arrecadar várias centenas de milhões não será suficiente. Isso precisa de bilhões por ano imediatamente ou esqueça.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A postagem do blog, que dizia que a OpenAI pretendia rejeitar todas as reivindicações de Musk, terminou com garantias de que, apesar das acusações de Musk, a OpenAI estava “focada em avançar nossa missão” e tinha “um longo caminho a percorrer”.

“À medida que continuamos a tornar nossas ferramentas cada vez melhores”, acrescentou, “estamos entusiasmados em implantar esses sistemas para que capacitem cada indivíduo”.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.