O que faz Log-In (LOGN3) e os Diferenciais da Empresa
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O que Faz Log-In (LOGN3) e os Diferenciais da Empresa

Conheça as principais estratégias utilizadas pela Log-In ao longo da sua história, e saiba se a ação LOGN3 vale a pena.

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Atualizado em 21/09/2021

Log-In é uma das maiores operadoras de logística integrada do país.

As atividades da companhia envolvem a movimentação portuária e o transporte de contêineres por meio marítimo.

Além do mais, a Log-In oferece serviços de transporte rodoviário de curta distância.

Veja neste artigo quais são os principais diferenciais da Log-In, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações LOGN3.

Leia até o final e descubra se a ação LOGN3 vale a pena.

O que é Log-In

A Log-In é uma das maiores empresas de logística do país.

A companhia está listada no segmento Novo Mercado de Governança Corporativa, e suas ações são negociadas pelo código LOGN3.

Avaliada em R$ 2,3 bilhões, aproximadamente 94,8% (ON) do seu capital social é negociado livremente na Bolsa de Valores brasileira.

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História da Log-In

A História da Log-In iniciou no final da década de 90 como uma subsidiária da Companhia Vale do Rio Doce.

Em 2007, a Log-In abriu seu capital na Bolsa de Valores sendo a primeira empresa de logística do país a aderir ao segmento Novo Mercado de Governança Corporativa.

Em 2008, a companhia iniciou a construção de navios porta-contêineres. No mesmo ano, foram iniciadas escalas em Montevidéu.

Em 2009, a Log-In construiu dois navios graneleiros para atender ao contrato com a Alunorte.

Em 2010, foi lançado ao mar o navio Log-In Jacarandá, reconhecido como o primeiro navio  porta-contêiner construído no país neste século.

Em 2011, entraram em operação os navios  Log-In Jacarandá e Log-In Jatobá, e foi lançado ao mar o primeiro navio graneleiro, denominado Log-In Tambaqui.

No ano seguinte, foi inaugurado um novo serviço de transporte de bauxita entre os portos de Vila do Conde e Itaqui.

Em 2017, a companhia anunciou a compra de um navio porta-contêineres  no estaleiro CSSC – Guangzhou Wenchong na China.

Em 2002, a Log-In divulgou sua nova escala possibilitando a ligação dos principais portos do Brasil ao Paraguai.

Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Log-In ao longo dos anos:

Linha do Tempo da Log-In
2007Abertura de capital da Log-In na Bolsa de valores.
2008Início da construção de navios porta-contêineres.
2010Lançamento do navio Log-In Jacarandá.
2011Inauguração do Terminal de São Francisco do Sul.
2013Início das operações do navio graneleiro Log-In Tambaqui.
2015Lançamento ao mar do navio porta-contêiner Log-In Jequitibá.
2020Início das operações do navio Log-In Endurance.

Estrutura Organizacional Log-In

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Log-In e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteMarcio Arany da Cruz Martins
Diretor Financeiro e de Relações com InvestidoresPascoal Cunha Gomes
Diretor de OperaçõesMauricio Trompowsky Costa Ramos
Diretora de Gente e GestãoAndréa Santos Simões
Diretor de TerminaisIlson José Hulle Filho
Diretor ComercialMauricio Peinado de Alvarenga
Diretor de AtendimentoFelipe Gurgel Daemon D’ Oliveira
ConselhosEspecialista do Setor
AdministraçãoMarco Antônio Souza Cauduro
Fiscal
ComitêsEspecialista do Setor
AuditoriaEdson Renato Liborio Monje
Gente e GestãoFabiola Ribeiro dos Santos
Estratégico e FinanceiroFlavio Souto Boan
ÉticaFabiola Ribeiro dos Santos

Como LOGN3 Lucra?

A Log-In lucra com a oferta de soluções logísticas intermodais.

A companhia atua por meio da movimentação portuária, transporte de contêineres por meio marítimo e por transporte rodoviário.

O portfólio de serviços oferecidos pela companhia é bastante amplo, veja a seguir:

  • Serviço Amazonas que percorre a rota regular entre as regiões Sul e Norte do país;
  • Serviço Atlântico Sul que percorre a rota que liga o país aos países do Mercosul;
  • Dois serviços de shuttle, responsável por realizar a ligação dos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória;
  • Serviços de planejamento e gestão logística;
  • Transporte rodoviário de curta distância para complementar os serviços de navegação costeira;
  • Administração e operação do terminal portuário de contêineres TVV;
  • Serviços de armazenagem em terminais intermodais;
  • Soluções Logísticas 3PL (Third-party Logistics).

Uma das peculiaridades da empresa é a sua cadeia logística integrada

Dessa forma, a Log-In consegue atender de forma ampla a demanda logística do país.

Assim, a companhia atende os mais variados segmentos da economia com destaque para os setores petroquímico, higiene e limpeza, alimentos, construção civil e eletrônicos.

Dentre a base de clientes da companhia estão grandes empresas líderes de mercado, com operações no Brasil e no Mercosul.

A companhia possui receitas atreladas ao dólar. Por outro lado, o bunker, óleo combustível dos navios, é comercializado em dólares, resultado em um hedge cambial natural.

A receita líquida da Log In tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos. Veja no gráfico a seguir:

Gráfico do Histórico da Receita Líquida da Log In
Gráfico do histórico da receita líquida da Log In. Fonte: GuiaInvest

Entretanto, a companhia tem apresentado lucros inconsistentes nos últimos trimestres. Veja no gráfico a seguir:

Gráfico do Histórico do Lucro Líquido da Log In
Gráfico do histórico do lucro líquido da Log In. Fonte: GuiaInvest

Concorrentes da Log-In

A companhia compete com grandes empresas como a Aliança e a Santos Brasil.

EmpresaUF Sede
AliançaSP
Santos BrasilSP

Vantagens Competitivas

  • A companhia é a única operadora independente de logística integrada do país;
  • A Log-In é uma das maiores empresas do mercado de navegação costeira no Brasil.

Desvantagens Competitivas

  • Aumento da concorrência.

Participação de Mercado da Log-In

De acordo com a Santos Port Authority, o market share da Log In passou de 35,8% para 39,6% no primeiro semestre de 2021.

O aumento da participação de mercado da Log In foi decorrente da maior exposição do Tecon Santos ao fluxo de contêineres importados cheios.

Desempenho Ações LOGN3

As ações LOGN3 têm como catalisadores a retração no preço do petróleo, menores níveis de inflação e crescimento econômico. 

Cotadas a R$ 21,72, as ações da Log-In entregaram uma valorização de 24,70% nos últimos 12 meses. Veja no gráfico a seguir:

Gráfico do Desempenho Diário da Ação Log In
Gráfico do desempenho diário da ação LOGN3. Fonte: GuiaInvest

Log-In Vale a Pena Investir?

A Log In é uma empresa com alta representatividade no setor de transporte hidroviário no país.

Entretanto, nos últimos trimestres, a companhia tem entregado resultados inconsistentes.

Dessa forma, é recomendável que o investidor tenha cautela, e aguarde o momento certo para investir nas ações LOGN3.

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Análise de Ações

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

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