A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou na segunda-feira (23) os dados do setor para o trimestre que apontam estabilidade com relação ao início de 2021. As vendas tiveram alta de 1,4%, enquanto os lançamentos caíram 2,6%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse número, no entanto, esconde a situação mais complicada dos imóveis do Casa Verde e Amarela (CVA), que tiveram redução de 25,6% nos lançamentos ante o mesmo período do ano passado, somando 22,3 mil unidades.

Entidades, analistas e as próprias incorporadoras que atuam no programa habitacional vêm repetindo a necessidade de uma nova atualização na curva de subsídios do CVA, para ajudar a permitir um aumento de preço das unidades, sem que o cliente, com a renda pressionada pela inflação, perca poder de compra.

Sem isso, afirmam, fica pouco atrativo ou mesmo viável produzir habitações para esse público.

Essa mudança vai chegar, afirmou o novo ministro do Desenvolvimento Regional (MDR)Daniel Ferreira, em entrevista ao Valor. Haverá acréscimo de 12,5% a 21,4% no valor do subsídio, a depender da localização do empreendimento, da renda familiar e de outros critérios.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

O teto do valor concedido continua em R$ 47,5 mil. A medida começa a valer em junho e dura até o final do ano. A pasta quer fechar 2022 com 400 mil contratos no programa -- até o momento, foram 91 mil.

Agora, resta ver se a atualização nos subsídios será suficiente para reaquecer o segmento econômico, que representa 42% dos lançamentos no país, mas já foi 57% no início de 2020.

Até o momento, a elevação dos lançamentos e vendas das unidades que não se encaixam no programa deram conta de equalizar a queda do CVA, mas a alta taxa de juros prejudica novas vendas.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Além de incorporadoras, empresas que prestam serviço à construção civil também esperam uma retomada do programa habitacional.

Versátil, companhia que aluga andaimes e escoramentos para edifícios no Paraná e em Santa Catarina, está com 85% de ocupação dos materiais, nível acima da média histórica de 60%.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

A empresa projeta manter o ritmo pelo menos até meados de 2023, quando os empreendimentos lançados nos últimos anos ficarem prontos. Depois disso, aguarda que mudanças no CVA mantenham a demanda por obras aquecida.

Desde 2020, a companhia já aumentou em 50% o valor que cobra pela locação dos seus produtos, por causa do aumento do aço.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Valor Econômico.