A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou na segunda-feira (23) os dados do setor para o trimestre que apontam estabilidade com relação ao início de 2021. As vendas tiveram alta de 1,4%, enquanto os lançamentos caíram 2,6%.

Esse número, no entanto, esconde a situação mais complicada dos imóveis do Casa Verde e Amarela (CVA), que tiveram redução de 25,6% nos lançamentos ante o mesmo período do ano passado, somando 22,3 mil unidades.

Entidades, analistas e as próprias incorporadoras que atuam no programa habitacional vêm repetindo a necessidade de uma nova atualização na curva de subsídios do CVA, para ajudar a permitir um aumento de preço das unidades, sem que o cliente, com a renda pressionada pela inflação, perca poder de compra.

Sem isso, afirmam, fica pouco atrativo ou mesmo viável produzir habitações para esse público.

Essa mudança vai chegar, afirmou o novo ministro do Desenvolvimento Regional (MDR)Daniel Ferreira, em entrevista ao Valor. Haverá acréscimo de 12,5% a 21,4% no valor do subsídio, a depender da localização do empreendimento, da renda familiar e de outros critérios.

→ Como Ganhar Dinheiro com Imóveis? Veja os 3 Melhores Fundos Imobiliários para Lucrar todos Meses

O teto do valor concedido continua em R$ 47,5 mil. A medida começa a valer em junho e dura até o final do ano. A pasta quer fechar 2022 com 400 mil contratos no programa -- até o momento, foram 91 mil.

Agora, resta ver se a atualização nos subsídios será suficiente para reaquecer o segmento econômico, que representa 42% dos lançamentos no país, mas já foi 57% no início de 2020.

Até o momento, a elevação dos lançamentos e vendas das unidades que não se encaixam no programa deram conta de equalizar a queda do CVA, mas a alta taxa de juros prejudica novas vendas.

→ Como Ganhar Dinheiro com Imóveis? Veja os 3 Melhores Fundos Imobiliários para Lucrar todos Meses

Além de incorporadoras, empresas que prestam serviço à construção civil também esperam uma retomada do programa habitacional.

Versátil, companhia que aluga andaimes e escoramentos para edifícios no Paraná e em Santa Catarina, está com 85% de ocupação dos materiais, nível acima da média histórica de 60%.

→ Como Ganhar Dinheiro com Imóveis? Veja os 3 Melhores Fundos Imobiliários para Lucrar todos Meses

A empresa projeta manter o ritmo pelo menos até meados de 2023, quando os empreendimentos lançados nos últimos anos ficarem prontos. Depois disso, aguarda que mudanças no CVA mantenham a demanda por obras aquecida.

Desde 2020, a companhia já aumentou em 50% o valor que cobra pela locação dos seus produtos, por causa do aumento do aço.

Fonte: Valor Econômico.