O Maxi Renda (MXRF11) nasceu em 2012 e é da velha guarda dos Fundos Imobiliários, sendo o FII com maior quantidade de cotistas hoje no mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele sempre teve um mandato amplo que permite que ele opere em três estratégias diferentes:

  • Uma de ter uma carteira de FIIs;
  • Outra de permutas financeiras;
  • E a última é de CRI.

Esses CRIs, lá atrás eram do tipo High Yield (alto risco e alto retorno).

Segundo o próprio gestor atual do MXRF11, esses CRIs tinham lá seus problemas que iam desde a má formalização de garantias até a aceitação de retornos incompatíveis com os riscos embutidos nas operações.

Ele chegou a dizer que o fundo ficou carregando algumas dessas operações torcendo para que elas não dessem errado, pois haveria sérios problemas para executar as garantias se fosse necessário.

Ao longo de sua história, o MXRF11 incorporou outro FII da XP, o XPGA11 (XP Gaia) que também era um fundo problemático. 

Essa incorporação fez sentido para a gestão pois os problemas eram em grande parte os mesmos (ambos possuíam os mesmos CRIs mal estruturados).

Com o tempo o fundo foi passando um pente fino nas suas operações e marcando o preço dos seus ativos corretamente no balanço. 

Muitos dos CRIs problemáticos não tinham uma marcação de preços adequada e não refletiam o seu real valor no patrimônio do fundo.

Isso naturalmente foi traumático para os cotistas que viam o patrimônio do fundo diminuir e poucos entendiam o que de fato estava acontecendo.

Isso criou uma percepção no mercado que o MXRF11 seria um fundo de “desova” da XP, em que você “desovaria” os seus ativos problemáticos para que eles não atrapalhassem os outros ativos da casa.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Hoje o fundo se reciclou e atua muito fortemente na estratégia de CRIs buscando operações High Grade (aquelas de menor risco, mas também com menor retorno). 

Como forma de gerar maior retorno mesmo em ativos conservadores, a sua atuação tem o objetivo de originar constantemente muitas operações e, assim que tiver oportunidade, vendê-las com lucro no mercado.

A estratégia faz sentido, desde que o fundo consiga manter essa engrenagem em movimento.

Caso ele não consiga vender as suas operações, ele vai ter de carregá-las pelo tempo que for preciso.

Isso não chega a ser um problema, pois elas são seguras e não fará mal algum levá-las até seu vencimento.

Agora repaginado, gosto muito de MXRF11 e é uma das minhas recomendações no Canal Aluguel Inteligente.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.