O que é momentum

Momentum é um indicador muito utilizado na análise técnica para medir a velocidade com a qual os preços variam em determinado período de tempo.

Isso significa que o momentum é baseado na subtração do preço de fechamento de X pregões de um determinado ativo na Bolsa de Valores pelo último valor de fechamento do ativo em análise.

É possível estudar o gráfico de momentum para diferentes espaços de tempo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como interpretar o gráfico de momentum

O indicador de momentum é apresentado em forma de gráfico que oscila para cima e para baixo em torno de um linha com valor zero. 

Sendo assim, valores negativos ficam abaixo da linha de base zero e valores positivos acima dessa mesma linha.

O gráfico de momentum ajuda os analistas a compreenderem melhor a velocidade de uma determinada tendência que está sendo observada. 

Através do gráfico de momentum, é possível identificar se uma tendência está acelerando, desacelerando ou se mantém estável.

Sabendo disso, fica fácil interpretar e identificar tendências ao avaliar um gráfico de momentum. 

Confira como funciona cada tipo de tendência em um gráfico de momentum:

Momentum acelerando: Quando a linha do gráfico de momentum está acima de zero e subindo por meio de preços crescentes, temos uma tendência de alta ou aceleração detectada.

Momentum desacelerando: Por sua vez, quanto a linha de momentum se move para baixo de zero, significa que o preço do último fechamento está abaixo do fechamento dos últimos pregões da bolsa de valores.

Momentum estável: Por fim, caso a linha de momentum se mantenha estável, pode-se dizer que os ganhos alcançados nos últimos fechamentos estão começando a se igualar aos ganhos dos pregões anteriores.

Aplicação prática do gráfico de momentum

A observação e análise do gráfico de momentum, auxilia os analistas, traders e investidores a identificarem tendências e forças de alta e queda, o que pode determinar momentos para entrar e sair de um ativo, maximizando ganhos e reduzindo prejuízos.

A variação de momentum de um ativo pode ser representada pela seguinte expressão matemática:

M = V – Vx

Onde:

V: Último preço de fechamento;

Vx: Preço de fechamento de X dias atrás.

No entanto, atualmente existem plataformas de análise técnica e gráfica que permitem a rápida e fácil visualização do momentum de um ativo em diferentes espaços de tempo.

Momentum e os movimentos do mercado de renda variável

os movimentos do gráfico de momentum estão diretamente relacionados às forças ou tendências do mercado financeiro, são elas:

  • Mercado Altista (Bull);
  • Mercado Baixista (Bear);
  • Mercado Lateral.

Vejamos o que representa cada uma das forças de mercado citadas anteriormente:

Mercado Altista: O mercado altista, indicado pelo movimento de subida do gráfico de momentum, tem como característica a predominância de compradores que aceitam pagar cada vez mais pelo ativo.

Em momentos altistas os investidores contam com a oportunidade de ganhar dinheiro com a valorização dos ativos, comprando mais barato e vendendo mais caro. 

Mercado Baixista: O mercado baixista indicado pelo movimento de descida do gráfico de momentum, tem como característica a predominância de vendedores que aceitam receber cada vez menos pelo ativo.

Apesar de mais arriscado, também é possível ganhar dinheiro em um momentum negativo, vendendo ativos para comprar mais barato no futuro.

Mercado Lateral: Por fim, temos o mercado lateral que é representado pela estabilidade do gráfico de momentum.

Neste tipo de movimento há um equilíbrio na quantidade de compradores e vendedores, o que faz com que o preço do ativo fique oscilando bem próximo de zero no gráfico de momentum.

Em mercados laterais, a demanda dos compradores é equivalente a de vendedores.

Em mercados laterais o preço dos ativos sofrem poucas variações, percepção que pode ser observada por meio da estabilidade do gráfico de momentum.