A Microsoft (MSFT34) planeja investir US$ 10 bilhões na OpenAI, a startup por trás da popular ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, de acordo com um relatório da Semafor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O acordo faz parte de uma rodada de financiamento com outros investidores envolvidos que avaliaria a OpenAI em US$ 29 bilhões, informou a Semafor na terça-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Não está claro se o negócio foi finalizado, mas os termos enviados a potenciais investidores indicaram que o plano era fechar o negócio até o final de 2022.

A Microsoft supostamente obterá uma participação de 75% nos lucros da OpenAI até recuperar o dinheiro de seu investimento, após o que a empresa assumiria uma participação de 49% na OpenAI.

Por várias semanas, o mundo da tecnologia está cheio de conversas sobre o ChatGPT . A ferramenta é um modelo de processamento de linguagem natural, o que significa que foi projetada para gerar texto que parece ter sido escrito por um humano.

O modelo AI, em si uma variante da família GPT-3 de grandes modelos de linguagem, tem sido usado para tudo, desde o desenvolvimento de código até a redação de ensaios universitários.

A aposta no ChatGPT pode ajudar a Microsoft a aumentar seus esforços nas buscas na web, mercado dominado pelo Google.

O navegador Bing da empresa tem apenas uma pequena participação no mercado global de mecanismos de busca, mas espera-se que o acordo possa ajudar a empresa a diminuir o domínio do Google, oferecendo recursos de busca mais avançados.

Em dezembro, o Morgan Stanley publicou um relatório examinando se  o ChatGPT é uma ameaça ao Google

Brian Nowak, analista-chefe do banco para a Alphabet, escreveu que os modelos de linguagem poderiam ganhar participação de mercado “e atrapalhar a posição do Google como ponto de entrada para as pessoas na Internet”.

A OpenAI, fundada pelo empresário do Vale do Silício Sam Altman em 2015, lançou seu ChatGPT ao público no final de novembro. 

Apesar do otimismo sobre seu potencial, o projeto está gastando dinheiro devido ao nível esmagador de pressão em seus servidores decorrente de sua viralidade. 

Cinco dias após o OpenAI lançar o ChatGPT, Altman disse que a ferramenta de pesquisa de bate-papo ultrapassou 1 milhão de usuários.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.