O que é mercado monetário

Mercado monetário é o ambiente onde acontecem as operações financeiras de curto e curtíssimo prazo, ou seja, que possuem alta liquidez.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

São exemplos de transações registradas no mercado monetário, os empréstimos e os títulos públicos e privados com vencimento no curto prazo, ou seja, em até um ano.

O mercado monetário é um importante instrumento para que o Banco Central e as instituições financeiras consigam manter a liquidez da economia.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de títulos do mercado monetário

O mercado monetário conta com dois grandes grupos de títulos, divididos em públicos e privadas.

Títulos Públicos: Os títulos públicos são emitidos pelo Governo através do Tesouro Nacional.

São exemplos de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional:

  • NTN - Nota do Tesouro Nacional (Títulos Pré e Pós Fixado);
  • LTN - Letra do Tesouro Nacional (Tesouro Prefixado);
  • LFT - Letra Financeira do Tesouro (Tesouro Selic).

Os títulos públicos são emitidos pelo Governo Federal através do Tesouro Nacional como um instrumento para captação de recursos no mercado para auxílio no custeio das despesas com a máquina pública.

Títulos Privados: Os títulos privados são emitidos pelos bancos e demais instituições financeiras para captar recursos no mercado.

São exemplos de títulos privados emitidos por instituições financeiras:

Os recursos captados através de títulos privados são utilizados para que as instituições financeiras possam oferecer empréstimos e financiamentos aos seus clientes.

Vale destacar, que tanto os títulos públicos, como também os títulos privados são remunerados por uma taxa de juros pré ou pós definida.

Diferença entre mercado monetário e mercado de capital

O mercado monetário e o mercado de capital são partes integrantes do sistema financeiro nacional que cumprem funções semelhantes.

Na prática, enquanto no mercado monetário são registradas as transações envolvendo títulos de curto e curtíssimo prazo, no mercado de capitais são registradas as transações com títulos de médio a longo prazo.

Em síntese, ambos são utilizados como forma de captação de recursos no mercado financeiro, no entanto, utilizam-se de títulos e prazos diferentes na captação destes recursos.

Dentre os principais ativos transacionados no mercado de capitais, podemos citar:

  • Títulos de Renda Fixa de longo prazo;
  • Debêntures;
  • Ações;
  • Fundos Imobiliários;
  • Letras Financeiras;
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários;
  • Certificados de Recebíveis do Agronegócio.

O mercado monetário em conjunto com o mercado de capitais são instrumentos de grande relevância para a economia e a regulação econômica de um país.

Como o mercado monetário interfere na economia

O mercado monetário é um dos mecanismos utilizados pelo Banco Central para controle direto da economia.

O Banco Central do Brasil, através do COPOM - Comitê de Políticas Monetárias realiza reuniões a cada 45 dias para definir os rumos da Taxa Selic.

A Taxa Selic, por sua vez, é um importante parâmetro para definição das taxas aplicáveis aos títulos de renda fixa, sejam eles públicos ou privados.

Na prática, quanto mais alta a Selic, maiores os custos para captação de recursos no mercado e consequentemente maiores os juros e custos em empréstimos e financiamentos.

Por sua vez, quanto mais baixa a Selic, menores os custos para captação de recursos no mercado e consequentemente menores os juros e custos em empréstimos e financiamentos.

Com maior facilidade de acesso ao crédito, maior o volume de moeda em circulação na economia de um país, circunstância que incentiva o desenvolvimento e o crescimento de diversos setores.

Por outro lado, é importante destacar, que o excesso de recursos em circulação pode desencadear fenômenos negativos, como por exemplo, uma inflação.

Sendo assim, cabe ao Banco Central, encontrar um ponto de equilíbrio por meio das suas políticas monetárias e do próprio mercado monetário para assegurar a estabilidade da moeda brasileira e o seu poder de compra.