Melhor Estratégia para Alcançar a Liberdade Financeira
|

Melhor Estratégia para Alcançar a Liberdade Financeira

Descubra como desfrutar o seu dinheiro hoje sem abrir mão da liberdade financeira do futuro.

Por
Atualizado em 25/09/2020

Os aspirantes a aposentados podem ter hábitos que restrinjam até centavos em nome de uma “liberdade” financeira mais tarde, mas essa pode ser uma armadilha.

O planejador financeiro Eric Roberge, fundador do Beyond Your Hammock, frequentemente vê quem busca independência financeira sacrificando o dia-a-dia.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Ele afirma que essa não é a melhor estratégia.

Para os que buscam sucesso no  movimento FIRE (Financial Independence Retire Early), ou independência financeira para se aposentar cedo, Roberge ressalta que nem todas as dicas dadas são bem interpretadas.

O Eric revela ao site Business Insider como a busca pela independência não precisa deixar as pessoas com menos opções e presas ao fazer o planejamento financeiro pessoal.

Roberge sabe que a liberdade financeira parece ser o objetivo final para a maioria das pessoas.

“Isso significa que você tem ativos suficientes que permitem você viver de renda e ser livre da necessidade de ganhar um salário para financiar sua vida”.

Mas o planejador alerta: “Em teoria, esse é o caminho ideal a seguir. Mas você precisa ter cuidado”.

Então, você está pronto para conhecer a melhor estratégia para alcançar a liberdade financeira?

Leia até o final e descubra como mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença em busca da liberdade financeira.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

A armadilha da liberdade financeira

Roberge sabe que existem muitos blogueiros que apregoam a “matemática muito simples” por trás de alcançar a independência financeira.

Muitos usam o que é conhecido como a regra dos 4% para viver de renda:

contanto que você retire apenas 4% de sua carteira de investimentos por ano, você nunca gastará todo o seu patrimônio.

Se você conseguir acumular $ 1 milhão em ativos investidos, teoricamente poderá sacar $ 40 mil por ano pelo resto de sua vida. 

“Muitas pessoas veem isso e se sentem inspiradas a reduzir drasticamente seus gastos”, explica Roberge.

“Buscam economizar o máximo possível para acumular uma carteira de um milhão de dólares o mais rápido possível e se declarar financeiramente independente.

Mas o planejador financeiro alerta que existem alguns problemas importantes aqui:

  • Esta é uma teoria, não uma garantia. Você está apostando seu bem-estar financeiro acima do longo prazo na ideia de que as coisas vão funcionar a seu favor;
  • No passado, a maioria dos especialistas concordava que 4% era uma taxa “segura”, mas há um debate crescente sobre se isso é verdade ou não;
  • A taxa de retirada segura foi planejada para pessoas com uma idade de 65 anos, para financiar  25 anos de aposentadoria, mas se você se aposentar aos 35 anos, terá que financiar 55 anos.

A “matemática simples” para a independência financeira depende de projeções lineares. 

Mas a vida – e o retorno do investimento – não é linear. “O que acontece na realidade pode parecer muito diferente do que um cálculo básico disse a você”, lembra Roberge.

“Sem mencionar que você realmente quer se comprometer a viver com $ 40 mil por ano pelo resto de sua vida? E se seus objetivos, valores ou desejos mudarem?”

E ele alerta: “estamos mudando constantemente quem somos como pessoas, mesmo quando pensamos consistentemente que nossas personalidades são estáticas e fixas”.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Concentre-se em Aumentar sua Receita

“A verdade é que a vida é mudança. O futuro é desconhecido. O inesperado pode acontecer e acontece”, ressalta Roberge. 

Portanto, qualquer estratégia financeira que você siga deve levar em conta essas realidades.

Em vez de buscar um nível mínimo de ativos para ser financeiramente independente e se encontrar preso a um valor de gasto para o resto da vida, o planejador financeiro sugere:

Concentre-se em construir poder financeiro.

Isso significa buscar estratégias para construir uma riqueza significativa, que proporcione flexibilidade de escolhas financeiras em sua vida tanto no futuro quanto agora.

“Isso pode se parecer muito com a busca de independência financeira e, se você usar essa estratégia por tempo suficiente, será livre financeiramente”, comenta Roberge. 

A diferença geralmente se resume ao ritmo e ao tempo.

Segundo  ele, “o objetivo do poder financeiro não é obter uma quantidade mínima de ativos o mais rápido possível para que você possa pedir demissão”.

O objetivo é:

  • Concentre-se em aumentar sua receita para que possa economizar e investir, mas ainda para que desfrute hoje, em vez de deixar tudo para “mais tarde”;
  • Alinhe o dinheiro que você usa agora e no futuro com seus valores e, em seguida, construa a autoconsciência para entender o que não importa tanto;
  • Invista estrategicamente em você mesmo, nos mercados financeiros ou em um negócio, para que seu dinheiro trabalhe tanto para você quanto você trabalhou para ganhá-lo.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Como Construir Poder Financeiro em sua Vida

Eric Roberge destaca que a fórmula para construir poder financeiro é bastante simples à primeira vista:

Ganhe mais + gaste menos + invista o resto.

“Fácil em teoria; incrivelmente difícil de fazer na prática. Mas difícil não significa impossível”.

Comece dividindo as etapas em pequenas ações

Segundo o planejador, “Não se trata de dar grandes saltos à frente; trata-se de mover-se consistentemente em direção ao objetivo final ao longo do tempo”

“Se quiser ganhar mais, você pode começar a pesquisar novos cargos (na sua empresa atual ou com um novo empregador) que ofereçam salários mais altos”, exemplifica. 

Depois de gerar fluxo de caixa extra, o planejador aponta que está na hora de colocá-lo para funcionar. 

“Procure construir uma reserva de emergência, de pelo menos 6 meses, para cobrir seus custos de vida, para depois iniciar seus investimentos .

Se você for um investidor iniciante, conheça o método geração de  renda mensal, como dividendos e comece aos poucos.

Agora se você tem pouco capital, considere procurar fundos de índice, como os ETF

Segundo Roberge, “isso permitirá que você acesse uma grande variedade de opções de investimento enquanto minimiza as taxas”.

Um fator importante, tanto para quem já investe ou para quem busca rentabilizar seu patrimônio é conhecer o seu Perfil de Investidor, com ele você saberá onde investir sem correr riscos desnecessários.

Caso contrário, considere entrar em contato com um consultor financeiro pago que atuará como seu aconselhador, se você quiser mais apoio e orientação para construir poder financeiro para você.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE