O McDonald’s (MCDC34) anunciou nesta terça-feira (8) que fechará temporariamente 850 restaurantes na Rússia. A decisão veio quase duas semanas depois que as forças russas invadiram a Ucrânia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O CEO Chris Kempczinski escreveu em uma carta aos franqueados e funcionários que a rede interromperá todas as operações na Rússia. 

No entanto, continuará a pagar seus 62.000 funcionários russos, e sua Ronald McDonald House Charities, organização sem fins lucrativos que ajuda crianças em situação de vulnerabilidade, continuará operando.

Nos últimos dias, a gigante do fast-food recebeu críticas por permanecer em silêncio sobre a guerra, principalmente devido à sua presença relativamente grande na Rússia. 

Os restaurantes McDonald’s na Rússia e na Ucrânia respondem por 2% de suas vendas em todo o sistema, cerca de 9% de sua receita e 3% de sua receita operacional.

O McDonald’s há muito desempenha um papel simbólico na Rússia, onde abriu sua primeira loja há 32 anos em Moscou, meses antes do colapso da na União Soviética.

“Nos mais de trinta anos em que o McDonald’s operou na Rússia, nos tornamos uma parte essencial das 850 comunidades em que operamos”, escreveu Kempczinski em sua carta. 

“Ao mesmo tempo, nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia.”

Cerca de 84% das unidades do McDonald’s na Rússia são de propriedade da empresa, enquanto o restante é operado por franqueados. 

Kempczinski disse que é impossível prever quando o McDonald’s poderá abrir seus restaurantes russos. A empresa está enfrentando interrupções na cadeia de suprimentos e outros desafios operacionais.

Ele também disse que o McDonald’s está pagando os salários completos dos funcionários ucranianos e doou US$ 5 milhões para seu fundo de assistência aos funcionários. A empresa também está monitorando a situação humanitária.

O anúncio do McDonald’s ocorre depois que a Yum Brands disse que suspenderia o desenvolvimento e o investimento de restaurantes na Rússia. 

O proprietário do KFC tem mais de 1.000 restaurantes na Rússia, que respondem por cerca de 2% de suas vendas em todo o sistema.

A Starbucks (SBUB34) ainda não interrompeu nenhuma de suas operações na Rússia, onde todos os seus cafés são administrados por franqueados. A cadeia de café tem cerca de 130 locais na Ucrânia e na Rússia. 

No entanto, o CEO Kevin Johnson condenou o ataque russo à Ucrânia e prometeu doar royalties de seus negócios russos para causas humanitárias na Ucrânia.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.