O que é Margem Bruta

Margem bruta é um indicador responsável por medir a rentabilidade do negócio, indicando qual a porcentagem de lucro bruto que se tem com cada venda. 

Ela opera contabilizando e comparando o lucro bruto da companhia frente sua receita líquida, fornecendo o percentual do lucro bruto e informando objetivamente quanto a empresa ganha com a venda de seus produtos. 

Além disso, a Margem Bruta também é um dos principais indicadores de lucratividade da empresa, podendo ser utilizada como parâmetro comparativo entre companhias do mesmo setor de atuação.

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Importância da Margem Bruta

Além de ser um importante indicador da empresa, a Margem Bruta também exerce outros papéis no cotidiano de uma companhia. 

O primeiro deles está ligado à gestão empresarial: por apresentar a quantidade de lucro bruto da empresa frente à receita, este indicador permite que os gestores analisem se a precificação dos produtos está adequada perante a estratégia. 

Isso porque quando uma empresa apresenta margem bruta muito baixa, sua margem líquida será ainda menor. Isso significa que é necessária atenção dos gestores para que não ocorra prejuízo.

Para reverter essa situação, muitas vezes a Margem Bruta pode ser utilizada para ajudar a repensar a precificação dos produtos, aumentando o lucro líquido da empresa.

Além disso, ainda falando de gestão empresarial, a Margem Bruta é uma grande aliada da alocação de recursos dentro da empresa, visto que fornece insumos para que se pense no quanto se pode investir para potencializar seu crescimento. 

Quanto maior a Margem Bruta, maior a possibilidade de potencializar as operações através de investimentos, maximizando o valor para o acionista.

Ademais, através desse índice o investidor consegue avaliar a capacidade da empresa de lucrar com suas vendas, contabilizando os impostos sobre vendas, as devoluções, os descontos, custos materiais e o custo de produto vendido (CMV ou CPV). 

Isso demonstra a eficiência da empresa em seus negócios, de modo a ser um importante indicador a ser levado em consideração, por exemplo, para a compra de ações de uma empresa.

Cálculo da Margem Bruta

O cálculo da Margem Bruta da empresa envolve dois importantes valores presentes na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa. São eles a Receita Líquida e o Lucro Bruto

A fórmula para obtenção do índice, em porcentagem, é: 

Margem Bruta = Lucro Bruto/Receita líquida

Exemplificando, suponha que uma empresa teve receita líquida de R$ 2 milhões e custo de produtos de R$1,2 milhões. Seu lucro bruto, portanto, foi de R$ 800 mil reais, já que este é a diferença entre a receita líquida e os custos. 

Aplicando a fórmula da Margem Bruta, ou seja, dividindo os 800 mil reais por 2 milhões de reais, temos que a Margem Bruta do período foi de 40%.

Isso significa que o dinheiro que a empresa possui para descontar suas despesas, pagar imposto de renda e tirar seus lucros representa 40% de sua receita total. 

Análise da Margem Bruta

Uma análise completa da Margem Bruta dos produtos permite que o gestor entenda a lucratividade de cada uma de suas mercadorias, de modo a estabelecer uma visão crítica sobre elas. 

Assim ele pode revisar ou até mesmo readequar sua estratégia, de acordo com o que é almejado para o futuro da empresa.

Por exemplo, se os custos de um produto forem demasiado altos e a Margem Bruta não apresentar uma taxa suficiente, o gestor pode optar por deixar de vender a mercadoria ou aumentar o seu preço de venda.  

Entretanto, é importante deixar claro que não necessariamente os gestores devem priorizar margens brutas altas, mas sim entender o que faz mais sentido para a empresa

Isso porque companhias que buscam lucrar através do volume de vendas muitas vezes escolhem abrir mão de margens altas para garantir um maior escoamento da produção

Todas as decisões variam de acordo com o que é almejado pela empresa, seguindo seu Planejamento Estratégico e Modelo de Negócios.  Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Margem Bruta, consulte o artigo completo sobre Margem Bruta.