O que é Lote Complementar - IPO

Lote complementar - IPO é um lote de ações que uma empresa pode abrir mão para estabilizar o preço de seus papéis, em especial no que se refere a uma Oferta Pública Inicial (IPO).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Outrossim, injetar novos papéis no mercado financeiro pode causar certa instabilidade, e o lote complementar pode gerar ações que tragam consigo mais estabilidade.

Vale ressaltar que o lançamento de IPOs pode afetar a lei de oferta e demanda no mercado. Para entender melhor o seu conceito acompanhe o texto abaixo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Lote Complementar - IPO

O lote complementar - IPO é um elemento do mercado financeiro que possui algumas características que o distinguem bem em relação a outros tipos de lotes, como o adicional por exemplo.

Suas principais características são:

  • O lote complementar foi usado pela primeira vez pela Green Shoe Manufacturing Company (agora parte da Wolverine World Wide);
  • O lote complementar proporciona estabilidade de preços e liquidez;
  • Os lotes complementares fornecem poder de compra para cobrir posições vendidas se os preços caírem, sem o risco de ter que comprar ações se o preço subir.

Esses são os principais pontos a destacar do lote complementar, um elemento que se mostra de extrema importância para os investidores do mercado financeiro.

Funcionamento do Lote Complementar - IPO

O lote complementar é algo que pode ser oferecido nos momentos em que a demanda por papéis se torna maior do que a oferta em si.

Além disso, pode ocorrer de alguma empresa perceber que o preço de compra está superando o que foi determinado a princípio.

Por conta disso, ele tem a opção de lançar cerca de 15% das ações que foram liberadas a princípio.

A demanda pode ser contida com o lote complementar no mercado e consequentemente a estabilização dos preços.

Porém, há casos que ocorrem justamente o contrário. A demanda dos papéis do IPO se tornar justamente menor do que a oferta, o que faz o preço abaixar.

Quando algo desse gênero ocorre, a empresa que lançou o IPO compra uma parcela das ações do mercado. Esse procedimento chama-se reverse green shoe.

O processo é administrado por um intermediário que se encontra entre a empresa que disponibiliza as ações e os investidores.

O intermediário sempre é escolhido antes mesmo da abertura de um lote complementar, além disso, é o responsável por fixar um preço no lote e disponibilizá-los no mercado secundário.

Além disso, o intermediário sempre pode solicitar algum lote adicional de ações.

Lote Complementar - IPO e lote adicional

Existe uma diferença muito grande entre um lote complementar e um lote adicional de ações.

O objetivo do lote complementar é estabilizar o preço das ações lançadas por meio de um IPO. Seja através da retirada ou inserção de papéis no mercado.

Em relação ao último caso citado ocorre o já referido reverse green shoe.

Outrossim, o lote adicional de ações se diferencia em relação ao lote complementar principalmente no que se refere ao seu objetivo principal.

Ou seja, enquanto um possui como objetivo proporcionar uma regularização, o lote adicional possui como objetivo aumentar o volume de ações no mercado.

Vale ressaltar que em relação ao último caso citado, a princípio pode-se ofertar apenas 20% da quantidade disponível.

Sendo assim, pode-se concluir que o lote adicional, diferente do complementar, se refere como um processo de desagregação do capital da empresa.

Outro ponto importante a ressaltar em relação à diferença existente entre ambos, é o âmbito em que as ações são negociadas.

Pois, em relação ao caso do lote complementar, elas são negociadas no mercado secundário. Porém, no lote adicional são negociadas no mercado primário de ações.