O que é Lastro

Lastro é uma garantia de valor implícita para que um ativo seja reconhecido e aceito no mercado. Em outras palavras, ele é um segundo ativo que atesta o valor do primeiro, possibilitando que este último seja negociado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Antigamente, a emissão de moedas era feita mediante um lastro: o ouro. Dessa forma, o ouro era a garantia do valor da moeda do país e quanto mais reserva em ouro país tinha, mais poderia emitir moeda.

Atualmente o lastro é muito presente no mercado financeiro e tem um papel importante para manter as ações do mercado. Pode ser usado, por exemplo, para garantir o valor de um Fundos de Investimento, um título ou as negociações de diferentes tipos de ativos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância do Lastro

O Lastro, em um sentido externo à economia, pode ser um material pesado utilizado no fundo de uma embarcação para lhe conferir estabilidade e manter a segurança do navio.

No âmbito da economia, a função do lastro parte da mesma essência: gerar mais segurança e garantia entre as operações. Isso porque o lastro, resumidamente, atesta valor para um ativo.

Dessa forma, o lastro exerce um papel fundamental na economia mundial e no mercado financeiro. Este último, inclusive, funciona inteiramente baseado em garantias. O lastro também atesta valor para cada moeda, até mesmo as digitais.

Nesse sentido, ele é uma ferramenta que garante que títulos e ativos “representativos” possam simbolizar algum valor.

Isso porque ninguém negocia algo, como o ouro, diretamente no mercado de ações. Os investidores negociam títulos e cada título deve ser garantido por uma quantidade de ouro previamente estabelecida.

Por exemplo, se uma pessoa resolve investir em petróleo da bolsa de valores, ela estará comprando o petróleo de forma virtual, ou seja, não receberá o petróleo em mãos. Contudo, esse investimento possui um lastro, que é a garantia de que o petróleo existe.

Assim, qualquer transação em que a outra parte exige uma garantia, deve-se ter um lastro. Os ativos colocados como lastro variam de acordo com cada operação, podendo ser dinheiro, imóveis, investimentos, títulos, etc. 

Lastro e Moeda

Mesmo não funcionando da mesma maneira que no passado, tempo no qual o ouro era a garantia, o conceito de lastrear moedas existe até hoje.

Cada país tem liberdade para emitir mais moedas sempre que desejar, porém, isso exige que a produção de riquezas do país aumente concomitantemente.

Assim, o crescimento econômico do país em questão irá lastrear, de forma indireta, a impressão de mais moedas. Se não houver esse crescimento da produção de riquezas, a moeda perderá valor e irá gerar inflação.

No caso do Brasil, o lastro vem de uma série de políticas ligadas ao Banco Central e à Casa da Moeda. Assim, a demanda por moedas, a taxa cambial e a emissão pela Casa da Moeda são fatores determinantes para estabelecer o preço do real. 

Lastro Financeiro

No mercado financeiro, o lastro é muito utilizado nos investimentos, já que é ele que atesta valor para que o título seja negociado. Caso contrário, o investidor estaria comprando papéis sem garantia, colocando o seu dinheiro em risco.

Isso ocorre, por exemplo, com empréstimo interbancário via Selic, que é lastreado em títulos públicos, ou seja, garantidos pelo governo. O mesmo se dá com um título do Tesouro Direto, considerado um dos investimentos mais seguros justamente pelo lastro ser dado pelo governo.

Existem, também, os casos de empréstimos e investimentos que são lastreados por meio de títulos privados. O Certificado de Depósito Bancario (CDB) é um exemplo disso, pois a garantia é dada pelo próprio banco.

Um outro exemplo é o que ocorre com títulos específicos, como as Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), que são lastreadas, respectivamente, em imóveis e produtos do agronegócio.