Por que fazemos tolices e perdemos dinheiro? Para o planejador financeiro, Carl Richards, entender o que ele chama de "lacuna de comportamento" é fundamental para melhorar suas finanças.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Todo mundo adora atribuir seus problemas financeiros a uma economia em crise ou a um mercado instável, mas o culpado pelos seus maus resultados é você mesmo.

O verdadeiro problema está nas decisões que você toma sobre dinheiro.

Por mais que suas intenções sejam nobres, muitas vezes elas fracassam quando se faz escolhas financeiras erradas.

Frustrado em ver as pessoas de quem gostava cometendo sempre os mesmos erros fúteis com o dinheiro, Carl Richards decidiu simplificar e ensinar as pessoas a terem um comportamento financeiro melhor.

Em "Você e seu dinheiro: Métodos simples para não fazer tolices" (The Behavior Gap), o planejador financeiro nos ajuda a entender nossa mentalidade e a mudar os hábitos financeiros.

Como ele diz: “O sucesso financeiro tem mais a ver com comportamento do que com habilidade”.

Ele viu que as emoções impediam as pessoas de tomar decisões financeiras inteligentes e denominou essa diferença entre o que você deve fazer com seu dinheiro e o que você realmente faz de "lacuna de comportamento".

Usando desenhos simples para explicar essa diferença, ele percebeu que, uma vez que as pessoas entendam essa lacuna e o que a motiva, elas têm o poder de fazer as escolhas certas e cumprir seus objetivos.

No livro "Você e seu dinheiro: Métodos simples para não fazer tolices" ele ensina como melhorar seu comportamento e repensar todos os tipos de situações em que seus instintos perfeitamente naturais (de segurança ou sucesso) podem custar-lhe dinheiro e paz de espírito.

De acordo com Richards, ao fazer um investimento, ter a atitude certa pode ser mais importante do que sincronizar o mercado.

Não importa onde você esteja financeiramente, nunca é tarde para começar de novo.

Todos cometemos erros, mas agora é hora de se dar permissão para revisar esses erros, identificar suas lacunas de comportamento pessoal e fazer um plano para evitá-las no futuro. O objetivo não é sempre tomar a decisão "perfeita" sobre dinheiro, mas fazer o melhor que pudermos e seguir em frente. Na maioria das vezes, isso é o suficiente, 

escreve Richards.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

O que é lacuna de comportamento?

Lacuna de comportamento de Carl Richards. Fonte: The Behavior Gap

Em seu livro Carl Richards usa o termo "lacuna de comportamento" para descrever a diferença entre o retorno do investimento e o retorno do investidor.

O planejador financeiro sugere que muitos investidores obtêm retornos mais baixos do que a média do mercado não por causa dos investimentos que escolhem, mas por causa da maneira como usam esses investimentos. 

Ou seja, os investimentos tendem a produzir organicamente retornos mais altos, mas os investidores ganham menos por causa de seu próprio comportamento.

Você já teve a impressão de que mesmo tomando ótimas decisões, ainda não teve o retorno que espera?

Esse é o efeito da lacuna de comportamento decorrente de decisões de investimento irracionais.

Devido ao medo e a ganância, a maioria das pessoas toma decisões com base na emoção. Essa atitude pode levar até mesmo os investidores mais experientes a perder dinheiro.

Isso inclui comprar investimentos quando eles estão "altos" e vender quando os preços dos investimentos estão baixos ou mudar de um investimento para outro com base na escolha da maioria.

Richards afirma que se esses mesmos investidores se comportarem de forma diferente com os mesmos investimentos, eles podem ter melhores resultados.

A melhor estratégia de investimento geralmente é a estratégia de investimento mais simples.

Veja como é possível ficar rico investindo de maneira simples.

A diferença entre os retornos médios do investimento e o do realizado poderia ser minimizada adotando uma abordagem disciplinada para investir e contando com um processo lógico para tomar decisões.

Existem várias etapas que você pode seguir para esse objetivo:

Faça sua pesquisa

Antes de investir, pesquise, leia boletins informativos, faça sua análise fundamentalista para escolher as melhores ações.

Em seu livro, Richards compara o valor da pesquisa ao tomar decisões de investimento com o corte de grama.

Se você cortar a grama sem primeiro descobrir onde estão os sistemas de irrigação, você vai atropelar os sprinklers. 

Da mesma forma, se você investir sem fazer sua pesquisa, não gostará da taxa de retorno. 

Atenha-se à sua estratégia de investimento

Está tudo bem se o caminho entre você e seus objetivos financeiros não for uma linha reta.

Contanto que você permaneça focado em alcançar seus próprios objetivos financeiros, em vez de ser desviado pela opinião de outras pessoas.

Não vá em busca de modismos, em vez disso, siga sua estratégia para seleções de boas ações, seja paciente, mantenha seus investimentos no longo prazo e reequilibre seu portfólio conforme necessário para manter a alocação de ativos desejada.

Tenha uma abordagem diversificada

“Um portfólio bem projetado pode ser a diferença entre bons resultados de investimento e decepção”, escreveu Richards no The Times em 2013.

A diversificação adequada de ativos não se trata apenas de ter vários tipos de um investimento, mas sim, de garantir que seus investimentos sejam significativamente diferentes uns dos outros.

Diversifique as classes de ativos (ações e títulos, por exemplo) e os setores e títulos individuais em que você investe. 

Richards afirma que ficar insatisfeito com pelo menos um investimento em seu portfólio é um sinal de que você está diversificado. 

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Principais lições do livro "Você e seu dinheiro: Métodos simples para não fazer tolices"

O livro "The Behavior Gap" é indicado para todos os investidores. Seja para aqueles que estão investindo pela primeira vez ou para os mais experientes que desejam repensar suas estratégias por conta de retornos abaixo do esperado. 

Carl Richards mostra que devemos evitar a tendência de comprar na alta e vender na baixa e evitar as armadilhas de aconselhamento financeiro genérico.

Mas antes disso, devemos parar de gastar tempo e dinheiro com coisas que não importam

Ao invés disso, identifique seus reais objetivos financeiros e inicie conversas significativas sobre dinheiro.

Veja algumas das citações e lições mais importantes do livro:

  • “Erros de investimento são erros do investidor.”
  • O medo faz com que as pessoas vendam na hora errada. A ganância faz com que as pessoas comprem na hora errada. 
  • Quanto menos você tocar em seus investimentos, melhores serão seus retornos.
  • Quanto mais você administrar suas respostas emocionais às mudanças do mercado, mais poderá se ater a um plano de investimento e resistir ao impulso de comprar e vender nas horas erradas.
  • A longo prazo, muito poucos gestores de dinheiro ativos são capazes de obter melhores retornos do que os fundos de índice simples. 
  • A melhor estratégia de investimento é frequentemente a estratégia de investimento mais simples.
  • “Muitas vezes resistimos a soluções simples porque elas exigem que mudemos nosso comportamento.”
  • “Ser lento e constante significa que você está disposto a trocar a oportunidade de fazer uma matança pela garantia de nunca ser morto.”
  • “Você não está no comando de tudo. Faça o que puder e depois relaxe. ”
  • “Você não precisa escolher o investimento perfeito, economizar exatamente a quantia certa, prever sua taxa de retorno ou passar horas assistindo programas de televisão sobre o mercado de ações ou navegando na Internet para escolher ações. Você não precisa de um plano para todas as contingências. ”
  • O objetivo principal de entender as finanças pessoais é melhorar sua qualidade de vida. “No final das contas, as decisões financeiras não são para ficar rico. Eles tratam de conseguir o que você quer - ficar feliz.
  • “Tudo o que você precisa fazer para obter autoconhecimento, faça. Descubra quem você é e o que deseja. Então você pode parar de desperdiçar sua energia vital e seu dinheiro em coisas que não importam para você - e começar a tomar decisões financeiras que o levarão a seus verdadeiros objetivos. ”

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.