Um juiz distrital em Nova York, nos Estados Unidos, decidiu negar um pedido de investidores estrangeiros para que a estatal Eletrobras (ELET3) fosse obrigada a quitar o que dizem ser obrigações referentes ao chamado "empréstimo compulsório".

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Criado pelo governo brasileiro nos anos 60, o empréstimo compulsório foi uma cobrança junto a consumidores industriais para financiar a expansão do sistema elétrico.

Nos anos 80, o prazo para devolução dos recursos foi prorrogado e o governo definiu que a Eletrobras poderia antecipar a quitação convertendo créditos do empréstimo em ações.

A operação acabou rendendo uma série de dores de cabeça para a Eletrobras, que décadas depois ainda lida com ações judiciais e cobranças referentes ao tema, que gera frequentes obrigações de provisão de recursos.

Os responsáveis pela ação nos EUA, a Eagle Equity Funds e a AAE Management for Energy Equipment, tentaram alegar que a Eletrobras estaria descumprindo a lei norte-americana ao não reconhecer passivos com títulos de empréstimo compulsório.

O argumento, no entanto, foi rejeitado pelo juiz Jesse Furman, que rejeitou o pleito dos investidores.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"No fundo, está claro que o objetivo principal (senão único) dos requerentes é obter deste tribunal o que não conseguiram na Justiça brasileira: uma decisão de que os títulos de compulsório são válidos e executáveis", escreveu ele.

O juiz, no entanto, não entrou nos méritos do pedido-- por entender que não houve descumprimento da legislação local-- e decidiu pelo encerramento do caso.

Resultado da Eletrobras no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado da Eletrobras (ELET3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 11 de novembro, apresentou um lucro líquido de R$ 85 milhões, queda de 86,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Eletrobras atingiu R$ 2,4 bilhões no 3t20, apresentando retração de -10,1% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Eletrobras totalizou 33,4% no 3t20, apresentando retração de 4,5 ponto percentual na comparação com o 3t19. 

A Margem líquida da Eletrobras atingiu 1.166,1% no 3t20, apresentando crescimento de 1.156,2 ponto percentual na comparação com o 3t19.

As ações da Eletrobras (ELET3) acumulam alta de 16,15% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 14,95% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.