O que é JOLTs

JOLTs é uma pesquisa de ofertas de emprego e desligamento de funcionários divulgada mensalmente nos Estados Unidos da América. Esse relatório é um dos principais relatórios para entender a situação econômica do país.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com esse relatório fica mais fácil entender como está a demanda pela mão de obra, ou seja, facilita a análise de como está sendo a criação de novos empregos no país. Uma vez que ao ter um grande número de desligamentos, pode indicar algum problema na economia.

Para entender melhor como é mensurado o JOLTs é necessário entender sua metodologia, uma vez que a forma como é calculado é de extrema importância para o resultado final. A metodologia é parte fundamental da criação de relatórios e dados sobre a economia.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Metodologia do JOLTs

O relatório JOLTS é desenvolvido pelo BLS (Departamento de Trabalho do Bureau of Labor Statistics) com base em uma pesquisa realizada todos os meses, essa pesquisa reúne dados de empregadores do país.

É necessário entender que essa pesquisa não consegue mensurar aqueles trabalhos informais, onde tanto o empregado quanto o empregador não possuem nenhum registro para ceder as informações ao BLS.

Por conta disso, o JOLTs é uma aproximação de como está a situação do mundo do trabalho no país. Porém, isso não afeta tanto o resultado final do relatório, pois ele é tem uma extensa base de dados, o que fornece um bom material para a elaboração desse relatório.

A amostra estatística é coletada por cerca de 16 mil empresas, em 50 estados. Além disso, o BLS se esforça para obter informação de vários setores, como varejo, indústria, construção civil, mineração, transportes, TI, serviços financeiros, educação e saúde.

Por conta disso, é possível analisar como está cada setor da economia. Ou seja, é possível mensurar se algum setor passa por alguma crise específica, ou até mesmo analisar quais setores mais contribuem para a criação de empregos.

Os empregadores recebem um formulário, por meio do qual relatam o número de vagas em aberto na empresa no último dia útil do mês, e também o número de contratações e de demissões nesse período.

As vagas em aberto são aquelas vagas que estão disponíveis dentro da empresa, onde o empregador está ativamente buscando preencher, por meio da contratação externa. 

Ou seja, o JOLTs não conta aquela vaga onde o empregador não está ativamente buscando alguém para preencher, ou caso ele busque dentro do seu próprio quadro de funcionários.

Outro critério importante é que aquela vaga seja para um trabalho que tem previsão de começar em até 30 dias. Portanto, se uma empresa tem uma vaga que fica aberta por meses antes de contratar um candidato, ela também não é computada no cálculo do JOLTS.

Os dados recebidos, então, são processados e transformados em um relatório, que apresenta o cenário geral do país e também parciais por região geográfica e setor da economia. 

Importância do JOLTs

O relatório JOLTS serve como um indicador da falta ou do excedente de força de trabalho nos EUA. Ele permite identificar se existe demanda não atendida por profissionais ou se algum setor está encolhendo e consequentemente demitindo muitos empregados.

Para os economistas, essa é uma informação muito importante, que ajuda a analisar o ciclo de negócios no país. A existência de demanda não atendida por trabalhadores nas empresas indica que a economia está em um momento de expansão.

O JOLTs é muito importante para o investidor, uma vez que qualquer crise na questão do emprego pode facilmente afetar seus investimentos. Além disso, pode ocorrer alguma crise em setores específicos, impactando também sua rentabilidade.

Portanto é fundamental para o investidor que tem o desejo de Investir no exterior, ficar atento aos relatórios e também indicadores sobre a situação econômica dos países onde deseja aportar seu capital.