A “regra das três gerações” assola patrimônios familiares em todo o mundo, mas por que as famílias perdem suas fortunas? É tão difícil manter a riqueza?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ditados que descrevem a incapacidade geral das famílias ricas de manter sua riqueza por mais de três gerações existem em diversos países.

É provável que já tenha ouvido a expressão “Pai rico, filho nobre, neto pobre”, conhecido nos Estados Unidos como ‘shirtsleeves to shirtsleeves in three generations’, na língua espanhola como ‘padre bodeguero, hijo caballero, nieto pordiosero’ ou em chinês que diz 'a riqueza não dura além de três gerações' (富不过三代). 

Diversos estudos comprovam que mais de 90% das fortunas familiares desaparecem dentro de 3 gerações após sua criação.

São muitos os casos de herdeiros que perderam tudo, mas por que é tão difícil manter a riqueza ao longo de várias gerações?

A perda de patrimônio costuma ser um processo cumulativo que envolve falta de preparo do herdeiro, má administração financeira, conflitos familiares, vieses comportamentais e emocionais ligados à morte de entes queridos. 

A junção dessas coisas faz com que os familiares se desfaçam dos bens de forma nada inteligente ao longo das gerações.

A seguir estão as 5 principais razões do porque as famílias perdem suas fortunas:

1. O planejamento da próxima geração é ignorado

Muitas famílias não investem no desenvolvimento de habilidades específicas e na mentalidade financeira de seus membros mais jovens.

Não se pode ignorar esse planejamento, afinal, serão eles os condutores de legado da família. 

2. Perda de foco com o passar das gerações

Muitos empreendedores de sucesso passam a vida inteira criando riqueza. A segunda geração, influenciada pela ética de trabalho e dedicação de seus pais, muitas vezes têm uma compreensão saudável do que é preciso para acumular e manter a riqueza familiar. 

No entanto, a terceira geração é normalmente criada com recursos e pode considerar o sucesso contínuo garantido. 

Desnutridos do espírito empreendedor, podem mudar o foco da criação de riqueza para simplesmente o consumo de riqueza. 

Não é à toa que 67% dos milionários estão preocupados em deixar muito dinheiro para os filhos.

O fato é que não há herança automática do talento empreendedor. Como qualquer habilidade, ela precisa ser desenvolvida com o tempo. 

As famílias de sucesso geracional entendem isso e preparam seus filhos desde muito jovens, se preocupando em deixar um legado.

Já as famílias que perdem suas fortunas mudam de uma mentalidade e nunca se recuperam.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Crescimento e divisões familiares 

As famílias tendem a aumentar em número ao longo do tempo. Os filhos se casam e têm filhos, que por sua vez também constituem sua própria família.

Enquanto os membros tendem a crescer exponencialmente, a riqueza cresce aritmeticamente quando não têm um propósito comum.

Com cada herança, um grande conjunto de riqueza é dividido em carteiras cada vez menores.

O propósito que mantém as famílias unidas através das gerações, mas a falta dele resulta em fortunas desperdiçadas.

Isso é agravado pela disseminação de ativos e membros da família entre regiões e moedas, o que pode corroer ainda mais os controles de taxas, os processos de gerenciamento de risco e o acesso a oportunidades de investimento.

4. Disputas familiares 

Empresas e equipes comumente sofrem conflitos e divisões. Porém, entre as famílias existe um agravante: a dificuldade de separar “os negócios" do “pessoal”.

Famílias perdem suas fortunas ao não possuírem um mecanismo de resolução de conflitos com regras claras.

Muitas vezes as disputas acabam sendo disfuncionais, com membros sofrendo financeiramente e emocionalmente ao longo do tempo.

5. Impostos de sucessão não planejados adequadamente

Benjamin Franklin disse uma vez que “nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos”.

Quando a morte e os impostos atingem ao mesmo tempo, pode ser devastador emocional e financeiramente para as famílias se elas não tiverem um planejamento sucessório.

Um rastreamento constante de onde os proprietários e seus herdeiros residem, bem como o acompanhamento das mudanças fiscais nas principais jurisdições, garantem tranquilidade para que, quando o inevitável acontecer, tudo esteja pronto para uma transição tranquila.

Qual o segredo para manter a riqueza familiar? 

As famílias que mantêm a riqueza ao longo das gerações aplicam estratégias e técnicas de proteção patrimonial.

Em outras palavras, eles aplicam o que os tornou bem-sucedidos no contexto empresarial para o contexto familiar, tais como:

  • propósito claro;
  • estratégia com limite de tempo;
  • pessoas certas para executar.

Veja em mais detalhes como manter a riqueza da família:

Ter um propósito claro

Uma empresa de sucesso tem um propósito que é comunicado aos seus funcionários e clientes. Este é o “PORQUÊ” do que uma empresa faz. 

A maioria das famílias que perdem suas fortunas não tem um propósito claro. Mesmo que o porquê existisse, muitas vezes não foi compreendido pelas diferentes gerações.

As famílias bem-sucedidas dedicam tempo e criam espaço para desenvolver um propósito familiar.

Ter essa cultura e estrutura ajuda seus membros a se especializarem e terem sucesso, e consequentemente, encontrar maneiras de ajudar a família e seus negócios.

Para encontar um propósito familiar se faça as seguintes perguntas:

  1. Qual é o propósito central da nossa família
  2. Para que serve a riqueza da nossa família?
  3. Que diferença queremos fazer no mundo ao nosso redor?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Possuir uma estratégia com limite de tempo

Empresas e fortunas familiares bem-sucedidas possuem não só uma estratégia clara, mas várias. 

Uma estratégia de crescimento, estratégia de risco, estratégia de marketing, entre outras, que são limitadas no tempo, ou seja, curto/médio/longo prazo. Este é o “COMO” de alcançar resultados.

Muitas famílias não têm uma estratégia com prazo definido ou, se existe, não está sendo executada adequadamente porque não têm clareza de como vão atingir seus objetivos

As famílias bem-sucedidas definem uma estratégia familiar com limite de tempo, convidando representantes de todas as gerações a se envolverem. 

Como qualquer equipe de sucesso, os membros irão aderir e executar a estratégia mesmo que discordem, desde que sua voz seja devidamente ouvida e considerada desde o início.

Pode-se encontrar uma estratégia familiar fazendo as seguintes perguntas:

  1. Onde nossa família quer estar daqui a 5 anos, 10 anos, 50 anos?
  2. O que estamos fazendo hoje para garantir que alcançaremos nossa definição de “sucesso” amanhã?
  3. O que estamos fazendo para manter vivo o espírito empreendedor para que tenhamos criadores de riqueza na próxima geração da família em vez de apenas gastadores de riqueza?

As pessoas certas para executar e alcançar

As empresas podem facilmente falir por falta de liderança, robustez operacional ou gerenciamento de riscos. O mesmo vale para a gestão dos bens da família.

É por isso que para preservar o patrimônio da família é preciso escolher o “QUEM”, aquele que fará as coisas acontecerem.

Em família, existe a tentação de abrir mão dessa regra de ouro para acomodar os familiares despreparados em cargos importantes. Isso só aumenta as chances de perda da riqueza. 

Mesmo uma riqueza significativa pode ser devastada na ausência de valores, responsabilidades e controles claramente definidos. 

Por isso, famílias bem-sucedidas por gerações criam programas de desenvolvimento sob medida para seus herdeiros, que desenvolvem o conjunto de habilidades, mentalidade e competências essenciais para garantir que contribuam melhor para o sucesso de si mesmos e de suas famílias no futuro.

Pode-se ajudar a desenvolver os membros da família fazendo as seguintes perguntas:

  1. Temos na nossa família pessoas com capacidade de se comprometer com o propósito e implementar a estratégia daqui para frente?
  2. Estamos garantindo que a próxima geração tenha o conhecimento e as habilidades para contribuir com os diferentes interesses da família (filantropia, negócios, riqueza, entretenimento, educação)?
  3. Estamos preparando nossos membros mais jovens para o sucesso ou os estamos lançando no caminho do fracasso?

Como proteger o patrimônio familiar entre as gerações

Preservar o patrimônio entre as gerações é uma das principais preocupações das famílias ricas que fez aumentar a criação dos Family Offices em todo o mundo.

Procurar um auxílio para a gestão patrimonial familiar é uma forma inteligente de gerir os investimentos de toda a sua família e garantir que a riqueza de todos cresça de acordo com suas necessidades individuais. 

É também uma forma de sustentar o patrimônio familiar e transmiti-lo de geração em geração. 

Para preservar a riqueza e facilitar a transferência do patrimônio, fale com um serviço de Wealth Management.

Informe o DDD + 9 dígitos