O que é IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo

IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo é um índice de preço que mensura o comportamento de preços de produtos do agronegócio e também da indústria no setor de atacado. Esse índice foi criado pelo IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse índice é muito importante para entender melhor a dinâmica inflacionária em determinado período de tempo. Uma vez que a alteração de preços que incide sobre os produtores acaba afetando diretamente o poder de compra da população.

É necessário entender a metodologia do IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo, pois existem diversos outros índices utilizados para mensurar a alteração de preços. Ou seja, mesmo utilizando o mesmo período de tempo, o resultado entre esses índices pode ser diferente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Índices de Inflação e IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo

Cada índice que busca mensurar a inflação tem uma metodologia específica para calcular esse dado, muitos deles acabam se voltando à variação de preços para o consumidor final. Entre os índices mais conhecidos e utilizados no Brasil estão:

  • IGP-M   (Índice Geral de Preços do Mercado)
  • INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor)
  • IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
  • IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)

Todos esses índices são muito utilizados para entender como está sendo a dinâmica de oferta e demanda na economia no país. Além disso, especialistas acabam utilizando mais de um desses índices ao fazer uma análise econômica.

Isso acontece pois cada um desses índices acaba mensurando a alteração de preço para determinados setores ou até mesmo para determinada parte da população. Portanto, ao reunir mais de um índice, a análise acaba ficando mais completa e representa melhor a realidade.

Ou seja, ao reunir dados coletados por índices que focam no consumidor e também o IPA que tem como objeto de análise o produtor, é possível entender melhor como está toda a dinâmica de variação de preços.

Além disso, diversos índices que mensuram a inflação são utilizados no momento de realizar reajustes salariais. Ou seja, eles impactam diretamente na remuneração e poder de compra de uma parte da sociedade

Metodologia IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo

O IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo é mensurado desde 1944 pelo IBRE, e existem três principais formas de mensurar a alteração de preços para os produtores agrícolas e setor de atacado. Sendo elas:

  • IPA-DI: É a média dos preços na agricultura e na indústria no setor de atacado do dia 01 até o último dia do mês de competência
  • IPA-10: Mede os preços do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês de competência
  • IPA-M: Mede os preços do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de competência

Além disso, é necessário pontuar que o IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo tem como objeto de análise os bens de produção e também os bens de capital. Dessa forma,os bens de consumo só entram para a conta quando ainda estão sendo comercializados a título de revenda.

Isso ocorre pois o IPA tem como foco mensurar a relação de preços e transações entre empresas, portanto, não considera o consumidor final.

Investimento e IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo

Os índices que buscam mensurar a alteração de preços e consequentemente a inflação são muito importantes para o mundo dos investimentos. Isso ocorre pois em momentos onde ocorrem grandes altas na inflação acaba afetando diretamente as empresas e a população.

A inflação de forma descontrolada é vista como algo muito negativo na economia de um país. Por conta disso, acaba afastando os investidores que ficam receosos quanto a fragilidade econômica que aquele país está enfrentando.

Portanto é fundamental que o investidor tenha atenção sobre como está a parte inflacionária dos países onde ele investe. 

Para isso, é necessário utilizar diversos dados e indicadores que contribuem para essa análise, no caso do Brasil o IPA - Índices de Preço ao Produtor Amplo pode ser muito útil para entender como está essa questão inflacionária.