Com o sugestivo título 'Porque no Mundo Todo Você teria Bonds quando...', Ray Dalio enumera argumentos sobre o quão 'sem noção' se tornou o mercado de renda fixa nas economias avançadas.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Ray Dalio é conhecido por chamar dinheiro de lixo. Agora o investidor bilionário diz que os títulos também podem ser uma aposta ruim criticando o ambiente de taxas nominais extremamente baixas e juros reais negativos.

“A economia de investir em títulos (e na maioria dos ativos financeiros) se tornou estúpida”, disse ele em uma postagem no LinkedIn na segunda-feira. 

“Em vez de receber menos do que a inflação, por que não comprar coisas - qualquer coisa – que igualem ou superem a inflação?”

Para ilustrar o quão “estúpido” é investir em bonds, Dalio calculou quantos anos levaria, com os juros atuais, para um investidor ter seu dinheiro de volta e começar a receber um retorno de investimento.

“Se eu aplicar US$ 100 hoje, quantos anos terei de esperar para ter de volta meus US$ 100 e então começar a coletar a recompensa sobre o valor que eu emprestei?”

“No caso dos bonds [títulos de dívida] dos Estados Unidos, Europa, Japão e China, um investidor terá de esperar, respectivamente, 42 anos, 450 anos, 150 anos e 25 anos.”

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Ray Dalio continua não sendo fã de segurar dinheiro

“Acredito que o dinheiro é e continuará a ser lixo (ou seja, tem retornos que são significativamente negativos em relação à inflação), então vale a pena:

a) pedir dinheiro emprestado em vez de mantê-lo como um ativo e

b) comprar maior retorno, não ativos de investimento de dívida. "

“A história e a lógica mostram que os bancos centrais, quando confrontados com a situação de desequilíbrio oferta / demanda que levaria as taxas de juros a subir mais do que o desejável à luz das circunstâncias econômicas, imprimirão o dinheiro para comprar títulos e criar 'controles da curva de juros' para limitar os rendimentos dos títulos e desvalorizar o caixa ”, disse Dalio. 

“Isso torna o dinheiro terrível para se ter e ótimo para se emprestar.” 

Então, o que Dalio recomenda no mercado de hoje?

Com os bancos centrais injetando estímulos na economia, o melhor é comprar ativos como ações, ouro e títulos indexados à inflação.

Para Dalio é preferível substituir o tradicional mix de ações / títulos que está fortemente inclinado para dólares americanos por um portfólio bem diversificado de ativos não relacionados a dívidas e não denominados em dólares.

“Também acredito que os ativos nos países desenvolvidos com moeda de reserva terão desempenho inferior ao dos mercados dos países emergentes asiáticos (incluindo chineses).”

Ele completa dizendo que está confiante que os Estados Unidos vai elevar os impostos sobre as fortunas e que isso terá um papel importante na migração de capital para diferentes ativos e países.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".