O que é Insurtech

Insurtech é um modelo de startups que unem tecnologia  à área de seguros, pois ela atua por meio de aplicativos e plataformas para facilitar e automatizar os processos de contratação de serviços relacionados a seguradoras.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

As insurtechs tem como principal objetivo desburocratizar todo o processo relacionado a contratação de seguro e também todos os serviços prestados ao contratante, esse modelo de empresa busca utilizar a tecnologia como principal apoio para seu negócio.

Portanto, parte fundamental que diferencia as insurtechs das empresas comuns do setor de serviço é a forma como essas startups lidam com a questão de digitalização e também o uso da tecnologia em suas rotinas e processos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Benefício das Insurtech

Com a criação e crescimento das insurtechs, o mercado de seguros passou por uma profunda mudança, principalmente relacionada ao perfil do seu público, uma vez que um dos principais impactos das insurtechs, foi o fato de facilitar a contratação de seguros.

Essa mudança ocorreu principalmente pelo fato dessas startups oferecerem:

  • Acessibilidade financeira aos planos 
  • Desburocratização durante a contratação
  • Facilidade para entender os contratos e termos
  • Personalização de planos conforme o perfil do contratante

Por conta desses fatores, é possível afirmar que as insurtechs hoje são parte fundamental do mercado de seguros, pois com ela, o setor passou por uma melhora na questão da experiência dos seus consumidores.

Também ocorreu um grande estímulo e desenvolvimento de serviços para esse setor, uma vez que a concorrência aumentou e as antigas seguradoras tiveram de traçar estratégias para lidar com as mudanças causadas por essa nova forma de negócio.

As insurtechs trouxeram diversas melhorias para o setor de seguros, principalmente pelo fato de associar ao planejamento financeiro pessoal a inclusão de um plano de seguros, trazendo uma maior segurança e conforto para a população.

Exemplos de Insurtech

Nos últimos anos o mercado de insurtechs cresceu muito, principalmente pelo sucesso e pela busca cada vez maior tanto pela parte do consumidor, mas também pelo lado do investidor. Uma vez que se mostrou um setor muito promissor.

No Brasil algumas insurtechs se destacam, como por exemplo a Kakau que foi a primeira plataforma de seguros sem franquia no país, além de ser totalmente digital, ela trouxe como vantagem o fato de o seguro ser pago mensalmente e podendo ser cancelado a qualquer momento.

Ao analisar o serviço prestado pela Kakau, é possível comparar com as empresas antigas do setor de seguros, que muita das vezes tornava o processo tanto de contratação, quanto de cancelamento, uma questão burocrática muito grande, desestimulando aquelas pessoas interessadas no serviço.

Uma outra startup desse setor é a Segurize que além prestar um serviço com baixa burocracia e que se adapta ao seu consumidor, tem como diferencial um sistema de pontos e bonificação.

Nesse sistema, a pessoa pode realizar indicações, e a cada indicação que se torna um contrato, a pessoa que indicou recebe uma quantidade de pontos que pode ser convertida em dinheiro ou prêmios.

Por fim, quando se trata de insurtechs o principal ponto a se levar em consideração é a forma como cada uma dessas empresas tem uma maneira diferente de atrair e se relacionar com seus clientes, causando um sentimento de proximidade muito grande.

Isso pode ser um diferencial, quando se leva em conta a imagem que o setor de seguros tinha, onde as empresas se mostravam distantes de seus clientes, esse problema foi resolvido com o surgimento dessas startups que buscam ligar consumidores a planos de seguros de uma forma inovadora.

Portanto, as insurtechs se destacam em seu setor não pela inovação em seus produtos, mas sim na forma como atende seus clientes e também atrai eles.