Dois grandes grupos de ouro lançaram na segunda-feira (28) um programa piloto para rastrear a cadeia de suprimentos de barras do mercado global com a tecnologia blockchain.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Monitorar digitalmente o ouro que se move pela cadeia de suprimentos global é uma forma de garantir autenticidade e reforçar a transparência no mercado do metal precioso. 

A London Bullion Market Association e o World Gold Council disseram que o Programa de Integridade da Barra de Ouro usará um livro-razão apoiado em blockchain para registrar e rastrear o histórico completo das barras de ouro.

Isso vai desde a mina ao cofre - ouro que, em última análise, vai para os chamados consumidores finais como fabricantes de joias. 

Os grupos querem proteger o mercado contra ouro falsificado ou ouro extraído ilegalmente. 

“Consumidores e investidores querem saber que seu ouro foi produzido de forma responsável e sustentável e rastrear a origem das barras de ouro ajudará a aplicar os mais altos padrões em toda a cadeia de suprimentos”, disse o CEO do World Gold Council, David Tait , em comunicado

O LBMA e o WGC disseram que o plano ao longo do tempo é incentivar todos os principais participantes do setor a adotar a tecnologia blockchain para que todas as barras de ouro sejam registradas e rastreadas digitalmente. 

Duas empresas de contabilidade distribuída, aXedras e Peer Ledger, demonstrarão sua tecnologia na fase inicial do programa.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.