O que é Indústria de Transformação

Indústria de Transformação é toda a indústria que desenvolve atividades no sentido de transformar insumos e materiais primários em produtos finais ou intermediários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os produtos finais são os produtos diretamente destinados ao consumidor final, enquanto os produtos intermediários são encaminhados para outras indústrias e etapas produtivas para a continuidade do processo industrial.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Indústria de Transformação

De acordo com a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), existem diferentes modalidades de indústrias e atividades econômicas.

A indústria de transformação utiliza em suas etapas produtivas insumos agrícolas, florestais, minerais, de pesca, extrativistas, além de outras matérias-primas provenientes de demais atividades.

Alguns exemplos da diversidade de insumos presentes na indústria de transformação são: algodão, grãos, ferro, alumínio, petróleo, madeira, pescados, etc.

Assim, a indústria de transformação funciona realizando processos industriais de transformação de matérias-primas e insumos com o objetivo de se obter novos produtos e mercadorias, que podem estar em estágio industrial intermediário ou final.

É por meio de processos de transformação química, física e biológica que a indústria de transformação produz suas substâncias, componentes, maquinários, peças, produtos etc.

Após a finalização do processo de transformação, encaminham-se os produtos obtidos tanto para outras indústrias continuarem demais etapas produtivas como para o mercado consumidor final, a depender da mercadoria em questão.

Portanto, os produtos de um estabelecimento industrial podem estar tanto em versão final, ou seja, para consumo imediato pelo consumidor final, quanto em versão semi-acabada, para utilização como matéria-prima em outros estabelecimentos industriais.

As indústrias de transformação, em geral, estão localizadas em grandes plantas industriais, pois é necessário acomodar uma série de maquinários, equipamentos e ferramentas utilizadas ao longo do processo produtivo.

É importante destacar, porém, que nem sempre há uma fronteira absolutamente intransponível entre indústrias de transformação e outras atividades.

Isso deve-se ao fato de que a definição sobre o que é um novo produto ou mercadoria não é tão clara, dificultando em alguns momentos a classificação de determinados estabelecimentos.

Para se ter apenas um exemplo da amplitude de classificação, inclusive atividades manuais, como a atividade artesanal, podem ser consideradas como parte da indústria de transformação.

Atividades incluídas na Indústria de Transformação

A seguir temos alguns exemplos de atividades classificadas como integrantes da indústria de transformação no país:

  • Fabricação de produtos alimentícios;
  • Fabricação de artigos de vestuário e acessórios;
  • Fabricação de produtos farmacêuticos;
  • Fabricação de produtos de madeira;
  • Fabricação de automóveis;
  • Fabricação de papel, produtos de papel e celulose;
  • Fabricação de produtos de metal, a não ser máquinas e equipamentos;
  • Fabricação de combustíveis; entre outros.

Como pode ser visto, as indústrias de transformação atuam em diferentes setores da indústria nacional, cobrindo uma ampla gama de segmentos.

A importância da Indústria de Transformação

As indústrias de transformação são extremamente importantes no contexto econômico de um país.

Isso se deve tanto pelo fato de produzirem produtos em versão final com destino ao consumo da população em geral, quanto pelo fornecimento de produtos que serão utilizados em outras indústrias.

Percebe-se logo, portanto, que as indústrias de transformação possuem uma importância estratégica central no contexto econômico, tanto a nível de consumo interno quanto do consumo externo.

Em um mundo globalizado, é crescente o número de empresas que estabelecem relações comerciais com outros países do mundo, exportando seus produtos para outros mercados.

Do mesmo modo, é também bastante considerável o número de países que importam mercadorias, tanto finalizadas para o consumo imediato como semi-acabadas para continuidade do processo industrial, dessa vez já em solo nacional. 

Sendo assim, é decisivo o papel das indústrias nacionais na participação do PIB de cada país, participando da cadeia produtiva nacional com resultados expressivos.

Além disso, são consideradas como indústrias de transformação algumas das maiores empresas do país

No caso do Brasil, há uma quantidade significativa de empresas listadas no Ibovespa, que é o mais importante indicador do desempenho das empresas brasileiras, que são classificadas como indústrias de transformação.