A dificuldade das famílias no Brasil em honrar seus compromissos financeiros segue crescente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O índice de inadimplentes avançou 4,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao período imediatamente anterior, conforme a Boa Vista. Já entre julho e setembro de 2021, chega a 25,4%.

No confronto mensal, o Indicador de Registros de Inadimplentes teve alta de 2,1% ante agosto de 2022.

No acumulado do ano até setembro, houve expansão de 16,3%. Na comparação interanual a alta foi de 31,3%.

"Em setembro o indicador voltou a subir e somou o terceiro avanço mensal consecutivo, refletindo mais uma vez a dificuldade das famílias em honrar com seus compromissos em dia", avalia em nota Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Segundo Calife, a melhora observada no mercado de trabalho ao longo dos últimos meses e o alívio da pressão inflacionária ainda não foram suficientes para conter o avanço no número de registros.

Com os avanços, o índice de inadimplência no País acumula crescimento de 15,3% em 12 meses concluídos em setembro, o que representa uma aceleração ao visto em igual período até agosto, de alta de 12,3%.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Conforme a Boa Vista, o forte avanço do indicador na variação interanual novamente contribuiu para intensificar a tendência de crescimento da curva de longo prazo, que também vem sendo influenciada pelos aumentos expressivos observados nas variações trimestrais e no acumulado do ano.

"A tendência de alta nos registros ainda é forte e deve ser mantida até o final do ano em função do baixo nível de renda real dos trabalhadores e dos juros maiores", estima. 

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Crédito 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista teve alta de 0,9% em setembro ante agosto, encerrando o terceiro trimestre com crescimento de 1,2%. Em relação ao nono mês de 2021, o índice apresenta elevação de 18,5%, o que contribuiu para acelerar a alta nos resultados acumulados, informa.

No ano, o ritmo de crescimento passou de 10,2% para 11,1% entre os meses de agosto e setembro, enquanto no acumulado em 12 meses a alta atingiu 8,9%, ante 7,3%.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

A Boa Vista lembra ainda que parte desse aumento no mês e nas análises acumuladas reflete o avanço no fluxo de inadimplentes, "que tem sido forte".

Desta forma, acredita que o indicador de recuperação de crédito continue nesta tendência ao longo do último trimestre de 2022.

Isso porque, lembra, o indicador de registros de inadimplentes não sinaliza estar próximo de um ponto de inflexão.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.