A alocação de ativos é a peça chave para um portfólio de investimentos eficiente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Manter uma carteira de ativos diversificada é extremamente importante em tempos de alta volatilidade no mercado.

Isso porque, algumas classes de ativos são mais arriscadas do que outras.

E em períodos de alta volatilidade no mercado, a diversificação adequada dos ativos ajudará a minimizar o risco de queda de um portfólio.

Neste artigo, vou explicar porque é importante ter uma estratégia eficiente de alocação de ativos.

Vamos lá!

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Retornos Históricos por Classe de Ativo

No gráfico abaixo temos os retornos anuais para as classes de ativos selecionadas entre o período de 2010 à 2012.

A classe de ativos com melhor desempenho é o S&P 500 com hedge cambial, que entregou um retorno mais de 17 vezes maior do que o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Ao longo dos anos, podemos ver uma grande oscilação entre todos os ativos.

A renda variável brasileira medida pelo Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, entregou uma valorização de 38,9% em 2016.

No entanto, o dólar foi o ativo com o pior desempenho nesse mesmo período.

Podemos também perceber que a renda variável tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos, possuem uma maior volatilidade do que investimentos mais conservadores como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Muito utilizado pelos gestores, o índice Beta pode ser utilizado para medir o risco de um investimento.

No entanto, existem outros diversos riscos que devemos analisar quando se deseja construir uma carteira de investimento.

Gráfico do Retorno Anual por Classe de Ativo
Gráfico do retorno anual por classe de ativo. Fonte: Quantum

Porque a Alocação de Ativos é Importante?

Sabemos que a alocação de ativos envolve a divisão de uma carteira de investimentos entre diferentes categorias de ativos como fundos de investimento, ações, títulos públicos, entre outros ativos.

A alocação de ativos eficiente possibilita minimizar o risco de perdas e aumentar o potencial de ganho de uma carteira de investimento.

São levados em consideração três fatores importantes:

  • Horizonte temporal: o horizonte de tempo é baseado no número de anos que um investidor precisa para alcançar a sua meta financeira;
  • Tolerância ao risco: a tolerância ao risco é a capacidade que um investidor tem de lidar com as perdas de um investimento, quanto maior a capacidade, maior a tolerância ao risco;
  • Liquidez: a liquidez de um ativo é importante para o investidor avaliar a facilidade de um investimento ser convertido em dinheiro, sem necessariamente afetar o seu preço de mercado.

Imagine ter vivenciado a grande recessão da economia brasileira entre o período de 2014 a 2016, os investidores que tinham uma alocação de ativos adequada na época e tinham caixa disponível, conseguiram aproveitar as oportunidades no mercado de ações.

Top #1 da Bolsa? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Estratégia de Alocação de Ativos Eficiente

A alocação de ativos eficiente permite ajustar o mix de ativos em um portfólio para controlar a volatilidade esperada. 

Dessa forma, a alocação efetiva de ativos permite que o equilíbrio entre o risco esperado e o retorno de uma carteira seja otimizado de acordo com o horizonte de tempo de um investidor.

É válido frisar que a alocação de ativos deve ser adaptada exclusivamente às suas próprias preferências e objetivos financeiros.

Top #1 da Bolsa? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Conclusão

Cada investidor possui objetivos e metas financeiras diferentes.

Por isso, é de extrema importância que você escolha de forma cuidadosa os ativos para compor seu portfólio de investimento.

No entanto, encontrar a “fórmula certa” é um desafio para os investidores.

Portanto, se você deseja ter uma alocação de ativos eficiente de acordo com seus objetivos e perfil de investidor, o time de consultoria de investimentos da GI Wealth pode te ajudar.

Com a consultoria de investimentos da GI Wealth, você terá acesso a um atendimento personalizado de acordo com suas metas financeiras e perfil de investidor.

Tenha um especialista de confiança e invista de forma consciente com a GI Wealth.

Informe o DDD + 9 dígitos