O que é IFR

IFR significa Índice de Força Relativa e é um indicador utilizado por quem realiza operações financeiras baseadas em Análise Técnica, ou seja, operações financeiras baseadas no estudo e interpretação de gráficos dos movimentos do preço dos ativos do mercado.  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivos do IFR

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O objetivo do investidor que utiliza o IFR é identificar os melhores momentos para comprar ou vender ativos.

Resumidamente, o mercado financeiro se divide entre dois grupos de investidores: aqueles que investem baseados em Análise Fundamentalisa e aqueles que investem baseando seus investimentos por meio da Análise Técnica.

Para os investidores que utilizam a Análise Técnica, como quem investe através do day trade ou swing trade, por exemplo, o IFR é capaz de fornecer a oscilação da velocidade e direção das variações dos preços, além da tendência geral.

Como funciona o IFR

A variação do IFR vai de 0 a 100 e os períodos mais comuns de avaliação são de 9, 14 e 25 dias, dependendo do mercado a ser analisado, pois existem mercados que são melhor analisados por  mais ou menos tempo. 

A maioria dos analistas interpretam que um ativo acima de 70 está sobrecomprado, ou seja, numa situação de compra excessiva na qual o valor do ativo está alto. 

Buscando se corrigir, o mercado faz com que a força compradora se torne mais fraca, na medida em que haja a venda em maior quantidade do ativo. Vende-se em alta buscando o maior preço de venda dos ativos. 

Por outro lado, há a interpretação de que um ativo abaixo de 30 está sobrevendido, ou seja, numa situação de venda excessiva na qual o valor do ativo está baixo

Buscando se corrigir, o mercado faz com que a força vendedora se torne mais fraca, na medida em que haja a compra em maior quantidade do ativo. Compra-se em baixa buscando o menor preço de compra dos ativos. 

É importante observar que o IFR é quase sempre utilizado em conjunto com outras ferramentas de análise gráfica (candlestick, suporte e resistência, etc) que possibilitam ao investidor traçar suas melhores estratégias de trading.

Cálculo do IFR

O cálculo do IFR de um ativo específico é a razão, em um determinado período de tempo determinado  (9, 14 ou 25 dias, em geral) entre as suas variações positivas (A) e sua variação total (B).

A fórmula que expressa o cálculo do Índice de Força Relativa é a seguinte:

IFR = 100 – (100/(1+A/B))

Onde temos o seguinte:

A razão A/B é chamada de Força Relativa e seu objetivo é mostrar o quanto um ativo oscilou positivamente em comparação com o total de sua variação dentro do período em análise.

Pois, A representa o ganho médio do período, representando a média dos preços de fechamento dos dias de alta (ganho), enquanto B traz a média dos preços de fechamento dos dias de baixa (perda).

Através do cálculo da Força Relativa torna-se possível a execução do cálculo do IFR.

IFR e Análise Técnica

Como foi dito, o IFR faz parte do repertório de ferramentas disponíveis por quem utiliza a Análise Técnica para investir. 

O IFR, por si mesmo, é capaz de oferecer a quantificação das oscilações do valor de um ativo ao longo de um período de tempo, entretanto necessita de estudo, pois suas informações necessitam de interpretação para a tomada de decisões assertivas. 

Os investidores que utilizam a Análise Técnica para investir possuem um perfil de investidor mais arrojado, pois, em geral, investem através de especulação financeira, ainda que apoiados por ferramentas diversas  que possibilitem e facilitem os estudos gráficos.

Portanto, é importante compreender seu perfil de investidor e a partir daí definir as estratégias e técnicas que serão utilizadas, sendo o IFR uma delas.