O que é IBAN

Iban é um número de identificação de contas bancárias em transferências no exterior. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Conhecido também como International Bank Account Number, foi criado em 2007 com o objetivo de automatizar processos

O código foi elaborado Society For Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT) com base na norma ISIO 12616 e é utilizado em mais de 65 países. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o IBAN

O código é composto por conjunto de informações que podem identificar, por exemplo, o banco de origem da transação, país de origem e investidor

Cada país possui suas características do código. No Brasil em 2013 o Banco Central padronizou o IBAN a pedido das associações de bancos nacionais e da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). 

No Brasil entende-se como código IBAN um conjunto de caracteres de 29, sendo: 

2 caracteres alfanuméricos que indicam o país de origem da transação. O Brasil é identificado com a sigla BR e os Estados Unidos por exemplo como US. 

  • 2 dígitos verificadores de 02 a 98;
  • 8 números que identificam a instituição financeira. Cada instituição tem seu conjunto numérico para identificação;
  • 5 números referentes a agência bancária (sem o dígito);
  • 10 números referente a conta (com o dígito);
  • 1 caracter alfanumérico referente ao tipo de conta;
  • 1 caracter alfanumérico para identificação do titular da conta. A lista de titulares é identificada como o “1” como primeiro titular, “2” para o segundo titular, e para o décimo titular é dada a letra “A” e assim por diante.

algumas diferenças entre o código IBAN brasileiro e de outros países, pois cada país pode escolher o seu padrão. Há países com letras minúsculas e maiúsculas, porém no Brasil o Banco Central optou por só colocar letras maiúsculas. 

Por exemplo, um investidor brasileiro pode ter seu código IBAN do seguinte modo: 

BR76 12345678 1212 9867 8460 748C 1

  • BR: país Brasil
  • 76: dígito verificador ou número de controle
  • 12345678: identificação da instituição financeira
  • 1212 9867 8460 748: identificação da conta bancária do investidor
  • C: tipo de conta do investidor. Por exemplo, conta corrente
  • 1: identificação do titular da conta. Nesse caso o investidor é o titular da conta bancária.

De acordo com o banco central, se algum IBAN tiver menor de 29 caracteres, pode ser completado com zeros à esquerda até que se complete o total de caracteres padronizados.

Onde encontrar o IBAN

Algumas plataformas são especializadas em gerar o código IBAN, basta o interessado colocar informações como número da agência e conta e identificar o banco no qual tem conta. Com isso, a própria ferramenta consegue dizer qual é o seu código IBAN. 

Algumas instituições financeiras disponibilizam em seus sites e plataformas uma consulta ao código IBAN. 

Finalidades do IBAN

Quando uma pessoa deseja fazer uma transação internacional receberá um código IBAN com a finalidade de tornar mais prático o registro bancário.

O IBAN é uma ferramenta importante para quem deseja fazer transações ou até mesmo investimentos no exterior.

Uma dica de ouro para quem está pensando ou investindo no exterior é sempre observar as taxas de transações que podem variar de acordo com a instituição financeira. 

Existem diversos investimentos na renda variável fora do Brasil, muitos deles são mais rentáveis principalmente se observarmos o câmbio envolvido nessas transações. 

Mas vale a pena identificar e planejar financeiramente todos os gastos envolvidos, pois esses tendem a ser mais elevados do que as taxas administrativas e de transações nacionais.

Outro ponto a se atentar é que no contrato de conta com a instituição financeira, há alguns tipos de contas que não é permitido fazer movimentações financeiras ao exterior e, portanto, deve-se conversar com o gerente de sua conta bancária.