O que é Guidance

Guidance é um conjunto de comentários a respeito da perspectiva e projeções de atividade de uma empresa divulgado aos seus investidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No Guidance a empresa divulga seus comentários sobre suas receitas, indicadores operacionais e lucros além de também dar enfoque para as expectativas para a área de atuação e mercado econômico.

O Guidance é muito utilizado no mercado norte-americano, porém vem ganhando força nos últimos anos no Brasil. 

O termo Guidance pode ser traduzido ao português como orientação ou instrução

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Guidance

Nos Estados Unidos o Guidance é o único meio legal das empresas poderem comentar sobre seus resultados para o mercado. É nesse momento que há uma comunicação com os investidores. 

Comentar e analisar os dados das empresas de forma pública diminui as chances de informações privilegiadas sobre o mercado, o que ainda é comum no Brasil.

O Guidance pode ser trimestral ou anual e geralmente é divulgado no mesmo período que os demais documentos de resultados da empresa, como os resultados trimestrais e os demonstrativos financeiros anuais. 

Dentro das companhias há um time de especialistas que são responsáveis por analisar, comentar os indicadores e relatar o posicionamento adotado pela empresa. 

O time de especialistas analisa dados e levanta informações sobre as áreas administrativas, fiscais, financeiras, contábeis e entre outras. E utilizam de um planejamento estratégico de ações para a leitura do cenário futuro da companhia. 

Em geral, o Guidance aborda as expectativas e projeções dos seguintes indicadores:

  • Faturamento
  • Lucros
  • Receitas
  • Volume de Vendas
  • Custos e despesas
  • Desenvolvimento do setor 
  • Indicadores operacionais e financeiros (evolução patrimonial, expansão de negócios, produtividade etc.)

Qualquer indicador pode ser adotado dependendo de cada empresa e o tipo de setor no qual atua. 

No Brasil, não há a obrigatoriedade de publicar o Guidance, porém as empresas aqui instaladas tendem a seguir as tendências dos Estados Unidos. 

Vantagem do Guidance

A vantagem que mais se destaca no Guidance é o acesso democrático às informações e em conjunto a transparência de uma empresa perante seus investidores. 

Outra grande vantagem do Guidance está indiretamente ligada a redução da volatilidade do mercado, uma vez que todos os analistas de mercado têm acesso às mesmas informações. 

Existem também a vantagem de atrair investidores com a publicação do Guidance, pois é uma maneira mais acessível e fácil de analisar um investimento. Assim também a empresa transparece uma imagem de confiança ao investidor. 

Outro ponto de ganho é no aumento da reputação da companhia no mercado financeiro, que cresce com base nas suas ações de transparência.

Desvantagem do Guidance

Quando não bem elaborado o Guidance pode gerar uma incerteza no mercado financeiro e consequentemente levar a alta desvalorização de ativos de uma companhia. 

Ocultar ou analisar informações erroneamente são fatores que podem levar a resultados desfavoráveis para uma empresa e colocá-la em uma situação de perda de interesse de investidores. 

Além disso, o fato de ter sua reputação de mercado em risco, é outro importante ponto de atenção para o time de especialistas. 

Influência do Guidance no mercado financeiro

A principal influência da divulgação do Guidance se encontra nas decisões do mercado de comprar, manter ou vender um ativo. 

Se uma empresa XYZ, por exemplo, divulgar o Guidance erroneamente projetando lucros mais baixos no próximo trimestre é provável que seus ativos sejam desvalorizados e assim o valor de mercado da empresa pode ser afetado. 

Dessa forma, é o Guidance pode ser de grande ajuda, se bem elaborado, e uma ferramenta importante para tomar decisão de compra de ações. Além de auxiliar as empresas na transparência corporativa.  

Conhecer o Guidance e compreendê-lo é uma forma de se tornar um investidor de sucesso.