Em uma disputa Ray Dalio vs Warren Buffett, quem é o melhor? Os dois grandes investidores alcançaram o sucesso e a admiração com abordagens distintamente diferentes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Se você quer aprender a investir com os melhores, o fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, e o fundador da Berkshire Hathaway (BERK34), Warren Buffett, são dois nomes a seguir. 

Duas das mentes mais brilhantes e respeitadas nos negócios, ambos investem há décadas e acumularam uma fortuna pessoal multibilionária.

A questão é que Buffett e Dalio têm estilos de investimento fundamentalmente diferentes. 

Isso prova que há mais de uma maneira de ganhar dinheiro investindo.

Neste artigo, vamos fazer uma comparação entre Ray Dalio vs Warren Buffett para saber como investir com segurança e inteligência.

Warren Buffett: o touro de longo prazo

Warren Buffett atua como presidente e CEO do conglomerado Berkshire Hathaway (BERK34), cujo portfólio inclui ações de empresas de capital aberto como:

  • Apple (AAPL34);
  • Bank of America (BOAC34);
  • Coca-Cola (COCA34);
  • Chevron (CHVX34);
  • American Express (AXPB34);
  • Kraft Heinz (KHCB34);
  • Occidental Petroleum (OXYP34), entre outras.

Além de empresas de propriedade integral como Geico e Dairy Queen.

Buffett é um investidor de longo prazo. Ele compra as ações em momentos que elas estão avaliadas abaixo de seu verdadeiro valor e as mantém por muitos anos.

Ele acredita que a economia dos EUA é resiliente e pode resistir à crises.

Todos os anos, Buffett publica uma carta aos acionistas da Berkshire Hathaway. A carta compartilha insights sobre o desempenho da empresa e é temperada com a sabedoria prática dos investimentos. 

Em uma delas, o megainvestidor relembrou um investimento inicial que fez em março de 1942:

"O Dow Jones Industrial Average (DJIA) naquele dia fechou em 99, um fato que deve gritar para você: nunca aposte contra a América."

Hoje, o índice que acompanha as 30 grandes empresas de capital aberto negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) ultrapassa 33 mil pontos.

Essa cotação compartilha uma parte essencial da estratégia de investimentos de Warren Buffett, a fé de que o mercado de ações dos EUA sempre crescerá por longos períodos de tempo.

Assim, ele mantém boas empresas com confiança em meio a turbulências globais, inflação, deflação, estagflação e recessões extremas. Porque, do outro lado dessas crises, você sabe que uma recuperação vai tomar forma.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ray Dalio: o estudante de economia

Ray Dalio é o fundador e co-diretor de investimentos da Bridgewater Associates, o maior fundo de hedge do mundo. 

Dalio previu a crise financeira de 2008 e mudou as participações da Bridgewater para que o fundo pudesse gerar lucro.

O investidor ficou conhecido por ser um estudante de tendências econômicas globais. 

Segundo ele, entender as maiores crises socioeconômicas da história pode nos ajudar a interpretar melhor o que está acontecendo hoje e até prever o que pode acontecer amanhã.

Em seu último livro "Princípios para a ordem mundial em transformação: por que as nações prosperam e fracassam", Dalio demonstra preocupação com a economia dos EUA e acredita que não está imune ao desastre. 

Ao analisar os principais ciclos econômicos ao longo dos últimos 500 anos, chega à conclusão de que as maiores economias do mundo podem e falham.

Esse fracasso é muitas vezes precedido por sinais como aumento da dívida, taxas de juros ultra baixas, desigualdade de riqueza e diminuição da influência como superpotência mundial.

Dalio continua alertando que os EUA estão demonstrando problemas semelhantes.

O fato de que os EUA estão simultaneamente profundamente endividados, sua posição internacional está enfraquecendo e estão passando por sérios conflitos deve ser motivo de preocupação tanto para americanos quanto para aqueles que dependem deles.

Quando Dalio vê problemas à frente, ele negocia para proteger sua riqueza.

Sua recomendação aos investidores é reduzir sua exposição ao dólar americano e à economia aumentando sua propriedade de ativos internacionais.

O portfólio da Bridgewater tem uma exposição considerável a mercados emergentes via ETFs via ETF iShares Core MSCI Emerging Markets e à economia da China, que ele considera a possível nova grande economia mundial.

Mesmo assim, a Bridgewater ainda está fortemente investida nos EUA. Entre as empresas estão: 

  • Procter & Gamble Co (PGCO34);
  • Johnson & Johnson (JNJB34);
  • Pepsico (PEPB34);
  • e a própria Berkshire Hathaway (BERK34).

Diferente visão sobre diversificação

Enquanto Warren Buffett não gosta de diversificação, Ray Dalio adora.

O bilionário da Berkshire chegou a declarar que "a diversificação é a proteção contra a ignorância" e que "não faz sentido se você sabe o que está fazendo". 

Mesmo que a frase possa soar negativa, Buffett sabe da importância de um portfólio diversificado, tanto que possui um.

O que ele estava se referindo é sobre diversificar apenas por diversificar, sem estar confiante em escolher uma empresa que terá um bom desempenho.

Warren Buffett usa seu conhecimento para analisar e escolher bem seus investimentos e permanecer com eles por um longo período de tempo, independentemente do que aconteça com a economia.

Ele acredita tanto em suas escolhas, que 5 ações constituem 70% de seu portfólio:

  • Apple Inc: 40,76%;
  • Bank Of America: 10,48%;
  • Coca-Cola Company: 8,38%;
  • Chevron: 7,79%;
  • American Express: 7,00%.

Por outro lado, Ray Dalio é famoso por seu portfólio para todos os climas, All Weather Portfolio, onde possui várias classes de ativos que lhe permite obter o rendimento daqueles que não produzem.

Para Dalio é importante estar muito bem diversificado, não importa o que aconteça. 

Além disso, ele sempre faz um rebalanceamento de carteira, equilibrando a exposição do portfólio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Warren Buffett vs Ray Dalio: Opiniões contrastantes sobre dinheiro

Warren Buffett e Ray Dalio possuem opiniões contrárias quando o assunto é dinheiro.

O chefe da Bridgewater Associates proclamou que "dinheiro é lixo" e alertou os investidores para sair do dinheiro, pois a crescente oferta corroía o valor da moeda.

O conselho de Dalio contrasta com a postura de Warren Buffett que a pouco tempo estava com um recorde de US$ 128 bilhões em caixa aguardando por pechinchas na bolsa.

Buffett gosta de acumular dinheiro e esperar por uma grande oportunidade que parece ter encontrado este ano, despejando milhões para compras na Occidental Petroleum e na Chevron.

Combinando as duas visões 

Warren Buffett e Ray Dalio possuem estratégias distintas no mercado de ações, mas qual sábio de Wall Street está correto?

A resposta é mais complicada que isso e depende quase inteiramente de quais são seus objetivos e meios como investidor.

Dalio está mais focado na macroeconomia, atento ao que está acontecendo nas classes de ativos mundiais.

Já Buffett que olha para os ciclos de recessão que espera "sangue nas ruas" para fazer suas grandes compras.

Das duas abordagens de investimento, a de Buffett é mais acessível aos investidores comuns. Comprar boas ações e mantê-las indefinidamente é uma maneira direta de investir. 

O método de Dalio, por outro lado, requer profundo conhecimento econômico. Você poderia estudar por anos e ainda não ver o mundo como Dalio vê.

Ainda assim, há um elemento da abordagem de Dalio que qualquer investidor pode adotar juntamente com uma estratégia de compra e retenção mais simples. Esse elemento é a diversificação.

Com brasileiro, você pode investir a maior parte de sua carteira de ações em empresas do Brasil, mas precisa alocar parte do seu patrimônio no exterior.

Você poderia então investir em menor grau em ações internacionais e ativos alternativos como criptomoedas, por exemplo.

É arriscado entrar e sair dessas posições como Dalio faz, pois se você prever errado, poderá perder muito dinheiro. Mas pode mantê-los como ativos de longo prazo, com o objetivo de estar pronto para qualquer coisa.

Alinhe seu plano com seus objetivos

Ray Dalio e Warren Buffett provam que há mais de uma maneira de ficar rico no mercado de ações. 

O truque é ter um plano de investimento alinhado com sua experiência e objetivos. 

Se fizer isso de maneira consistente, estará no caminho certo para construir riqueza ao longo do tempo.

Para fazer isso da melhor maneira, vale a pena contar com ajuda de um profissional de confiança para ajudar nas decisões.

Com ajuda do GuiaInvest Wealth você tem ao seu lado profissionais experientes para acompanhar sua carteira e suas finanças de perto em todas as etapas com a individualidade necessária.

Nossos consultores de investimentos te auxiliam na melhor alocação do seu patrimônio de acordo com seu perfil, objetivos e realidade financeira.

Para falar com um consultor e descobrir se esse é o serviço certo para você, clique no link abaixo e faça parte de uma das melhores consultorias de investimentos do Brasil.

Para saber o que fazer com seus investimentos, responda 5 perguntas rápidas e receba meu aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos