O Google (GOGL34) disse na segunda-feira que encerrou o serviço Google Translate na China continental, citando o baixo uso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A medida marca o fim de um de seus últimos produtos restantes na segunda maior economia do mundo.

O site da China continental dedicado para o Google Tradutor agora redireciona os usuários para a versão de Hong Kong do serviço. No entanto, isso não é acessível a partir da China continental.

“Estamos descontinuando o Google Translate na China continental devido ao baixo uso”, disse o Google em comunicado.

O Google tem tido uma relação complicada com o mercado chinês. A gigante de tecnologia dos EUA retirou seu mecanismo de busca da China em 2010 por causa da estrita censura do governo online. 

Seus outros serviços, como Google Maps e Gmail, também são efetivamente bloqueados pelo governo chinês.

Como resultado, concorrentes locais, como o mecanismo de busca Baidu e a gigante de mídia social e jogos Tencent passaram a dominar o cenário da internet chinesa em áreas da pesquisa à tradução.

O Google tem uma presença muito limitada na China atualmente. 

Alguns de seus hardwares, incluindo smartphones, são fabricados na China, mas o New York Times informou no mês passado que o Google transferiu parte da produção de seus smartphones Pixel para o Vietnã.

A empresa também está tentando fazer com que os desenvolvedores chineses criem aplicativos para seu sistema operacional Android globalmente, que estarão disponíveis na Google Play Store, mesmo que isso esteja bloqueado na China.

Em 2018, o Google estava explorando a reentrada na China com seu mecanismo de busca, mas acabou descartando esse projeto após a reação de funcionários e políticos.

As empresas americanas foram apanhadas no meio de tensões contínuas na esfera da tecnologia entre os EUA e a China

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.