O que é FOBO (fear of better option)?

Fobo é a sigla para “fear of better option” (medo da melhor opção, em português), e se refere à paralisia que se tem quando tentamos fazer a melhor escolha frente a uma quantidade enorme de opções.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O FOBO acontece quando pesquisamos obsessivamente todas as opções possíveis para tomar uma determinada decisão, e tememos não conseguir escolher a “melhor”

Contudo, como nem sempre é possível avaliar completamente todas as opções, o resultado pode ser uma paralisia decisória, abstendo de escolher com o medo de selecionar a "opção menos melhor".

Além da indecisão e paralisia, o FOBO também pode levar ao arrependimento, ansiedade e níveis ainda mais baixos de felicidade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Entendendo o FOBO

Quando éramos crianças, tomávamos cerca de 3.000 decisões todos os dias, como decidir qual doce comprar na mercearia da esquina ou com o que iríamos brincar naquele momento. 

Já quando se é adulto, esse número aumenta mais de dez vezes. 

Agora, você está decidindo coisas como comprar um iPhone X ou qualquer outro dentro de uma infinidade de outros smartphones.

Apenas a ação de escolher um smartphone é algo muito complexo, pois há uma série de fatores a serem considerados: tamanho da memória, processador, tipo de tela, qualidade da câmera, etc.

E isso não se restringe apenas à compra de um celular, mas também de qualquer outro aparelho eletrônico, como TV, notebook, tablet, robô aspirador, microondas, entre outras coisas mais.

Inclui-se nisso outras decisões a serem tomadas como qual a melhor empresa para fazer um estágio, qual universidade fazer, qual curso é melhor, e por aí afora.

Ou seja, a vida era muito mais simples no passado, quando se tinha menos opções para escolher.

Ao enfrentar essas decisões, você as passa por várias lentes: sua experiência de vida, decepções do passado, expectativas suas e de outras pessoas, entre outras. 

Quanto mais escolhas você tem, mais você tem que pensar quando estiver tentando tomar uma decisão. 

E se você escolher a coisa errada? E se algo melhor vier em seguida?

É nesse contexto de dúvidas que o FOBO entra em ação como um mecanismo de enfrentamento. Neste caso, você pensa consigo mesmo: “Tenho uma ideia - simplesmente não vou decidir!” 

Você adia a tomada de decisões pelo maior tempo possível, apenas no caso de algo realmente acontecer.

Entretanto, nem sempre esse problema fica restrito apenas à sua vida. Muitas vezes isso pode impactar outras pessoas ao seu redor.

Para quem trabalha com recrutamento, por exemplo, a postergação da escolha do melhor candidato poderá causar prejuízos tanto para a empresa quanto para o futuro contratado.

FOBO nos investimentos

Muitas pessoas que trabalham no mercado de investimentos, ou até mesmo quem é um simples investidor não profissional, podem sofrer com o FOBO.

Isso ocorre principalmente pela grande quantidade de opções que existem para realizar alocação de ativos.

É fácil entender a indecisão de um investidor frente às várias opções como ações, derivativos, fundos imobiliários, renda fixa (CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto, RCI, RCA, etc), entre outros.

Além disso, em cada uma dessas opções há uma infinidade de outras opções, de modo que, se for analisar tudo, o investidor ficará perdido.

Sintomas do FOBO

O diagnóstico do FOBO é comumente feito a partir da verificação dos seguintes comportamentos:

  • Insatisfação com a quantidade de opções que se tem diante de si em um determinado momento.
  • Colocar-se em primeiro lugar, sem se preocupar com ninguém.
  • Esperar até que se tenha tantas opções disponíveis quanto possível antes de prosseguir.
  • Viver no “talvez” e sempre responder indagações com base no “retorno para você mais tarde sobre isso”.
  • Desaparecendo quando é hora de finalizar os planos.
  • Cancelando no último minuto para considerar outra opção mais brilhante.
  • Procrastinar até o último momento para a tomada de decisão.

Como superar o FOBO

Estar ciente desses problemas é o primeiro passo para a recuperação, mas também é um sinal de que há muito trabalho a fazer para superar o FOBO.

No geral, compreende-se que o FOBO é um comportamento aprendido e, por isso, também pode ser desaprendido.

Uma das formas é tentar reduzir as opções de escolha, o que poderá gerar certo sofrimento em um primeiro momento.

Isso é importante pois reduzir a abrangência de opções é fundamental para tornar a tomada de decisão algo mais simples.

Em vez de querer analisar todas as ações da bolsa de valores, por exemplo, uma boa alternativa é restringir a análise a um setor que você considera mais interessante.

Ou seja, colocar pré-requisitos ajuda a eliminar uma série de opções que não seriam ideias para você.

Outra dica é reconhecer a incerteza, de modo que a maximização da utilidade nem sempre é algo possível, sendo que, muitas vezes, conseguir um nível de satisfação mínimo pode ser a melhor escolha.