O Fundo Monetário Internacional (FMI) está pedindo a El Salvador que não use bitcoin (BTC) como moeda legal, citando os grandes riscos associados à maior criptomoeda do mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em um relatório divulgado na terça-feira (26), a organização internacional detalha sua posição sobre por que o país da América Central deve restringir o escopo da Lei do Bitcoin, que foi aprovada em junho de 2021.

Segundo o FMI, o uso do Bitcoin como moeda legal “implica grandes riscos para a integridade financeira e do mercado, estabilidade financeira e proteção ao consumidor”.

"Também pode criar passivos contingentes", disseram eles no relatório.

Os diretores do FMI também pediram uma regulamentação mais rígida para a Chivo, a carteira eletrônica oficial de El Salvador, e expressaram preocupação com os riscos associados à emissão de títulos lastreados em bitcoin.

Embora tenham elogiado a nação por "recuperar-se rapidamente" em meio a uma pandemia, que ajudou a limitar o custo econômico e humano dos salvadorenhos, os diretores apontaram para as vulnerabilidades fiscais do país decorrentes da grande relação dívida pública / PIB  que cresceram.

A organização também encorajou El Salvador a fortalecer suas estruturas de combate à corrupção e lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo para estar de acordo com os padrões globais.

Esta não é a primeira vez que o FMI levantou o alarme sobre o movimento do bitcoin de El Salvador. 

A organização financeira em junho de 2021 disse que a adoção do bitcoin como uma oferta oficial “levanta uma série de questões macroeconômicas, financeiras e legais que exigem uma análise muito cuidadosa”.

El Salvador adotou oficialmente o bitcoin como moeda legal em setembro de 2021, tornando-se o primeiro país do mundo a elevar o ativo digital como igual ao dólar americano, sua outra moeda local. 

Desde então, a nação, liderada por seu presidente amante de criptomoedas, Nayib Bukele, comprou mais de 1.000 moedas. 

Fonte: Business Insider

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.