O que é FEBRABAN?

A sigla FEBRABAN diz respeito à Federação Brasileira dos Bancos, principal entidade que representa os bancos brasileiros, ou seja, o mais importante ente, se tratando do setor bancário, nas esferas governamentais.

As estimativas apontam que mais de 70% das instituições financeiras ativas no Brasil são associadas à Federação Brasileira dos Bancos. Tal fato a destaca como instituição de grande representação do setor bancário.

Desta maneira, a instituição apresenta um grande vigor ao Sistema Bancário Nacional, sendo muito importante para seu funcionamento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Um exemplo disso é o fato das pessoas poderem, através do site da FEBRABAN, checar se existem irregularidades que possam ocasionar prejuízo aos correntistas, através da consulta pelo número da agência bancária.

Além disso, existem outras informações importantes que podem ser encontradas no site, como: estatísticas econômicas, informativos de regulação bancária, dias de feriados bancários e dicas de segurança bancária.

Vale dizer que não é possível fazer operações financeiras na sede da FEBRABAN, que está localizada em São Paulo, onde foi fundada.

A instituição foi fundada em 1967, e diz respeito a uma associação sem fins lucrativos, buscando concentrar esforços que favoreçam o acesso da população aos produtos/serviços financeiros.

Além disso, de acordo com a própria associação “o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País”. 

Para tanto, apresentaremos na sequência os principais papéis desempenhados pela instituição e, por fim, sua importância no sistema financeiro nacional.

Principais funções da FEBRABAN

Na seção anterior conseguimos apresentar um pouco sobre o que se trata a Federação Brasileira dos Bancos, além disso, foi possível entender a importância dessa associação.

Dessa forma, apresentaremos nessa seção, alguns de seus principais papéis para as instituições financeiras e para seus clientes e correntistas.

Pois bem, um de seus mais importantes papéis, no íntimo de qualquer instância do poder público, é representar os interesses do mercado bancário.

Tal fato faz com que o trabalho da associação se torne importante no intuito de reduzir os riscos ligados aos bancos, bem como, atrelar um maior acesso da população aos serviços financeiros.

Vale o destaque que o trabalho da associação se torna importante para os clientes de instituições financeiras, tendo em vista que evitar práticas abusivas por parte dos bancos.

Um exemplo de prática abusiva que a FEBRABAN ajuda a evitar refere-se à cobrança de juros abusivos pelos bancos, causando danos enormes à saúde financeira dos clientes.

Portanto, podemos dizer que a FEBRABAN tem o papel de preservar os interesses bancários, contudo, garantindo serviços justos e de boa qualidade para os correntistas e possíveis clientes das instituições financeiras.

Por fim, outro importante objetivo da associação, da mesma forma que ocorre com outras instituições do mercado de capitais e mercado financeiro, é qualificar profissionais para estarem aptos a trabalhar no setor bancário.

A importância da FEBRABAN no sistema financeiro

A associação tem papel muito importante no que tange a busca pelo desenvolvimento do mercado, por meio da adequação das normas do sistema financeiro.

Além de estimular o desenvolvimento do ramo em que está inserida, a associação mantém canais de comunicação com sindicatos, associações de classes, além das três esferas do Governo Federal.

A FEBRABAN também é responsável pela realização de pesquisas que visam aperfeiçoar o sistema financeiro, com intuito de melhorar o desempenho das instituições e gerar melhores resultados para os consumidores.

Portanto, não podemos achar que o papel da associação seja apenas normativo.Ela também é encarregada de informar o público sobre o funcionamento do sistema financeiro e, quando necessário, se manifestar quando houver interesse da opinião pública.