O que é Executivo?

É chamado de executivo o profissional que está a frente das tarefas gerenciais existentes dentro de uma empresa. De modo que, para se tornar um, não existe uma formação específica.

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Nas mais diversas empresas, o profissional que ocupa cargos executivos é aquele que possui a habilidade necessária relacionada à: liderança, gestão, negociação e visão estratégica. 

Dentro de cada setor econômico, encontramos executivos com formações diferentes. O cargo pode ser ocupado por médicos, administradores, engenheiros e até mesmo pessoas sem ensino superior.

Ao falar de empresas, é necessário entender que cargos executivos não são definidos de forma única pois, empresas são formadas por níveis hierárquicos. Normalmente, estruturados da seguinte forma:

  • Presidente/Diretor: pessoa que traça as estratégias da empresa, realiza sua ampla gestão, toma decisões complexas, entre outras funções;
  • Gerente: faz a ligação das estratégias com a parte operacional, por exemplo, repassando as informações obtidas do presidente ao coordenador de um determinado setor;
  • Coordenador: também atua na gestão focada em um setor e no repasse de informações dos gerentes aos colaboradores de menor nível hierárquico;
  • Supervisor: faz o monitoramento das ideias propostas seguindo o comando do coordenador a fim de garantir o cumprimento operacional das estratégias;
  • Analista: é o colaborador que cuida de tarefas específicas dentro do seu setor, podendo ainda atuar como gerente, coordenador e supervisor em certos casos ou de acordo com a estrutura do negócio;
  • Assistente: é o profissional responsável por realizar as atividades operacionais da empresa, de acordo com as ordens do setor;
  • Auxiliar: um profissional que fornece todo o suporte necessário ao assistente ou analista na realização de suas tarefas.

Dentro dessa hierarquia, o executivo ocupa as posições mais altas em diferentes áreas de conhecimento. Está nas tarefas básicas do cotidiano realizar aspectos que envolvem as atividades da empresa, através do:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Controle;
  • Direção.

Além disso, o executivo é responsável por elaborar metas e objetivos. Para garantir sua conquista, isso envolve a criação de planos de ação que incluem aspectos de como dirigir equipes.

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Quais são os Possíveis Cargos de um Executivo?

Para se tornar um executivo é necessário ter os requisitos relacionados à capacidade de liderança. O profissional que atende aos critérios necessários pode trabalhar ocupando basicamente quatro cargos empresariais:

  1. CEO: o Chief Executive Officer, é o diretor executivo da empresa que toma frente em todas as decisões que demandam grande capacidade estratégica;
  2. CFO: o Chief Financial Officer, esse é profissional responsável por comandar as finanças da empresa e os assuntos tratados diretamente com os seus investidores;
  3. CMO: o Chief Marketing Officer, esse é o cargo executivo ocupado pelo profissional que cuida de toda estratégia de marketing e desenvolvimento de propostas com foco nas vendas;
  4. CIO: o Chief Information Officer, este é o diretor de tecnologia da informação que fica responsável por cuidar dos sistemas internos de informações e dados obtidos e armazenados pela empresa.

Em grande parte das empresas, pessoas que a fundaram encontram-se à frente nesses cargos de liderança. Assim como, aqueles profissionais com anos de experiência dentro da organização que ascenderam hierarquicamente.

Mas, acima de tudo, o importante é que um executivo tenha a expertise necessária para os negócios. Tal como ser um bom comunicador também se mostra um atributo essencial.

Isso porque todos que se encaixam dentro de um C-level. Ou seja, aqueles que trabalham para garantir a realização das estratégias operacionais em todos os setores da organização.

Qual Importância o Executivo tem nas Finanças Empresariais?

O chamado CFO, ou diretor financeiro, é um dos executivos mais importantes dentro de uma empresa. Isso faz com que ele ocupe um dos cargos mais bem pagos do setor corporativo.

Dentro da rotina de um CFO, consta alguns afazeres importantes como:

  • Elaboração dos fluxos de caixa e de receitas;
  • Monitoramento de fusões e aquisições;
  • Análise de tendências financeiras;
  • Etc.

Grande parte das vezes, antes de tornar-se um CFO, o profissional passa por outras funções tão importantes quanto esse cargo executivo. Por exemplo, gerente de auditoria interna e tesoureiro.

No Brasil, o número de milionários aumentou cerca de 5,3% até o ano de 2020. Em sua maioria, ocasionado por investimentos dos clientes considerados private com capital acima de 3 milhões aplicado.

Esse tipo de cliente possui hábitos característicos, como analisar produtos financeiros que cobram poucos impostos e contratação dos serviços de um personal banker (banqueiro pessoal).

Quanto mais esse tipo de investidor cresce, mais as habilidades dos executivos financeiros são necessárias. O que abre muito espaço para a atuação dos CFOs dentro do setor bancário.