O que é EWZ?

O EWZ é um exchange traded funds (ETF) brasileiro negociado em dólar na bolsa de valores norte-americana, a NYSE. Lançado em 2000, o ativo é voltado ao mercado internacional. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Um bom título para começar a investir, o iShares MSCI Brazil é o ETF brasileiro mais negociado nos Estados Unidos. Pois, é uma opção atrativa para investir no mercado brasileiro.

Com quase US $6 bilhões (dólares americanos) em ativos, esse ETF brasileiro acompanha o Índice MSCI Brazil 25/50. Sendo ainda, o maior fundo de investimento relacionado a este índice.

Esse índice tem seu desempenho mensurado em dólares e cobre 56 ações no total. Mas, antes de 2013, o EWZ acompanhava outro índice chamado MSCI Brazil Index.

Distribuído e administrado pela BlackRock Investments, maior gestora mundial de ETFs, esse ativo disponibiliza ao mercado internacional uma cesta de ações de empresas brasileiras. 

Através de um mesmo papel no qual estrangeiros investem em nosso mercado por um único ativo. Popularmente chamado de Ibovespa dolarizado, ele é classificado ainda como um fundo de índice.

Inclusive, sendo aquele de maior liquidez no mundo, atrelado a ações brasileiras. O fundo possui ainda alguns aspectos importantes como:

  • Investe sua base de ativos em American Depositary Receipt (ADR);
  • Investe 95% de seu patrimônio em ações presentes na Ibovespa;
  • Possui taxa de administração de 0,59% ao ano.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funciona o EWZ?

A composição das ações presentes no EWZ é feita de maneira passiva pois, ele é um fundo de índice. Replicando assim, a composição do seu índice de referência, o MSCI Brazil 25/50 Index.

Esse índice cobre cerca de 85% do valor de mercado, em sua totalidade, das empresas que são negociadas na bolsa brasileira. Além de comprar ADRs lastreadas em títulos de valores mobiliários do Brasil.

Apesar de serem certificados de ações emitidas por instituições financeiras norte-americanas, esse tipo de ativo é lastreado em títulos de valores mobiliários de outros países.

Dessa forma, o EWZ compra aqueles com lastro em empresas brasileiras, considerando as mais relevantes da IBOV. Ou seja, na intenção de replicar os resultados do indicador mais importante da B3.

Isso significa que a maior parte de seus fundos são aplicados em ativos da composição do IBOV. De modo que esse ETF, acompanha as movimentações do Ibovespa de certo modo.

Por ter uma carteira composta por ativos cotados em dólar, ele não segue necessariamente o desempenho do Ibovespa. Já que variações nesta moeda influenciam diretamente a cotação do ativo.

Então, quando o dólar sofre desvalorização, a cotação do EWZ tende a subir. No cenário contrário, com a valorização da moeda norte-americana, o valor do ativo tende a baixar.

Quais as Vantagens do EWZ?

Duas das maiores vantagens de investir no EWZ estão no fato desse fundo ser composto por grandes empresas nacionais e por manter o patrimônio do investidor em dólares. Outras vantagens estão na:

  • Gestão passiva: oferecendo mais praticidade aos investidores que não precisam analisar a fundo cada ativo, contando com uma rentabilidade menor ou igual ao seu índice referencial MSCI Brazil 25/50 Index;
  • Diversificação: mesmo possuindo em maior parte empresas do setor econômico, esse fundo de índice é composto ainda por empresas de outros setores, o que mitiga seus riscos;
  • Moeda forte: o dólar norte-americano é uma moeda forte que influencia nos resultados desse fundo, podendo obter-se ganhos elevados quando ela sofre alguma desvalorização;
  • Benchmark: esse investimento pode ser usado como um benchmark para o desempenho da bolsa de valores brasileira, desde que considerada as oscilações do dólar;
  • Segmento: a composição do EWZ tem forte presença de empresas de médio a grande porte do ramo financeiro, as preferidas de investidores estrangeiros; 

No entanto, ele conta com desvantagens como estar disponível exclusivamente na bolsa norte-americana. Assim como as despesas com a taxa de administração do fundo e impostos, pesando no longo prazo. 

Dependendo ainda das valorizações cambiais, esse ETF pode ter bons resultados. Ou então, sofrer uma redução nos lucros ou perdas acentuados ao investidor. Seu impacto varia de acordo com a valorização.

Vale a Pena Investir no ETF iShares MSCI Brazil?

Investir em EWZ vale a pena sim pois, esse ativo permite que iniciantes na bolsa de valores apliquem de forma simples. Sem precisar escolher cada ação para montar sua carteira.

O que pode dar mais segurança àqueles que não se sentem prontos para atuar de forma mais ativa. Ou até mesmo, acreditam ainda não terem conhecimento suficiente para tomar decisões.

Além disso, o ETF iShares MSCI Brazil pode ser usado para acompanhar movimentações em ações brasileiras que o compõem. Ou, os movimentos indicativos da própria B3 nos feriados, quando o Ibovespa fecha.

Por ser comercializado na bolsa americana, é preciso ter conta em uma corretora de valores norte-americana. Uma vez com acesso, o processo de compra será o mesmo de comprar um ETF na B3.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é EWZ, consulte o artigo completo sobre EWZ.