O que é Equity Research?

Equity Research é um termo utilizado para denominar aqueles que se dedicam a pesquisar e estudar as empresas. Tanto aquelas listadas em bolsa quanto as que não.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com a crescente entrada de investidores na bolsa de valores, houve um aumento na busca de profissionais na área de Equity Research, sendo que a função desses profissionais é relevante para o mercado financeiro.

É por meio do estudo de empresas que investidores têm como basear seus investimentos. Inclusive se a oportunidade não for boa, é por meio do Equity Research que o investidor consegue escapar de um mau negócio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Equity Research na Prática

Vamos supor que um investidor está querendo comprar ações de uma determinada empresa. A empresa é a XXX e o investidor não possui informações sobre.

Mesmo com os relatórios contábeis da empresa, o investidor continua não compreendendo o negócio e não consegue determinar se a companhia é um bom investimento ou não.

Observando as dúvidas, o investidor resolve contratar um profissional em Equity Research para fazer a análise e comunicar se a ação é uma boa oportunidade ou não.

Ao desenvolver a pesquisa, o profissional em Equity Research envia um relatório explicando as vantagens e desvantagens do investimento e ao final, o profissional expressa sua opinião se investimento ou não.

Os investidores que não possuem conhecimento e não compreendem os relatórios contábeis de uma empresa podem se beneficiar muito dos serviços desenvolvidos pelos profissionais de Equity Research.

Vale destacar que os profissionais que desenvolvem esses relatórios referentes ao Equity Research devem ter o conhecimento e estar associados a alguma instituição reguladora, como é o caso da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), por exemplo.

Antes de avaliar a análise realizada por um profissional, a pessoa precisa ficar atenta às credenciais do analista.

Se o profissional em Equity Research trabalha em uma casa de análises, então é preciso avaliar as credenciais da empresa também.

Equity Research, Buy-side e Sell-side

Dentro do Equity Research nós temos aqueles que trabalham com o Buy-side e Sell-side. No Buy-side, os profissionais de Equity Research desenvolvem seus estudos e análises para atender os interesses internos.

No caso do Buy-side estamos tratando de profissionais que trabalham em instituições financeiras que fazem operações de investimento em ações e demais tipos de ativos.

Esses profissionais de Equity Research desenvolvem seus relatórios e análises com o objetivo de atender os interesses da instituição.

Já os Sell-side, são aqueles profissionais de Equity Research que atendem aos clientes externos.

Quando tratamos dos Sell-side, nós estamos falando de casas de Research que vendem assessoria aos investidores. Na maioria das vezes essas assessorias são feitas por meio de relatórios.

Dentro dos relatórios existem várias informações sobre os ativos, além de uma indicação de compra ou não.

Benefícios do Equity Research

O trabalho desenvolvido pelos especialistas em Equity Research traz grandes benefícios aos investidores e ao mercado em geral.

Quando um profissional faz uma boa indicação de investimento, vários investidores compram determinada ação, fato que pode influenciar em uma eventual valorização.

As outras empresas que não possuem bons fundamentos precisam ficar atentas, uma vez que os profissionais de Equity Research podem influenciar de forma indireta na desvalorização de ações de empresas “ruins”.

Tudo isso colabora para um mercado financeiro melhor. Boas empresas são reconhecidas, enquanto aquelas ruins são identificadas e evitadas.

Menos investidores perdem dinheiro, enquanto mais investidores acertam em suas escolhas e ganham mais.