O que é Endowment Effect?

O Endowment Effect determina que o indivíduo tende a valorizar mais um objeto que é de sua propriedade do que o mesmo objeto que não é seu.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Endowment Effect, portanto, é a sobrevalorização que fazemos de um bem que possuímos, independente do seu valor em dinheiro.

Ou seja, a pessoa não consegue se desfazer/vender o seu bem, mesmo por um valor em dinheiro acima do mercado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Geralmente, os bens aos quais não conseguimos nos desfazer são aqueles que têm importância simbólica ou emocional.

Como, por exemplo, algo que recebemos de uma pessoa que já se foi, mas que não usamos mais e seria melhor aproveitado por outra pessoa.

Um segundo exemplo seria a dificuldade que temos em nos desfazermos de roupas que não usamos mais, mesmo sabendo que elas podem servir para outras pessoas que realmente necessitam.

Outro exemplo de Endowment Effect seria quando valorizamos algo que nós fizemos em detrimento do que foi feito pelo outro.

O Endowment Effect é conhecido em português como efeito dotação ou efeito posse. É um termo muito usado na economia comportamental para analisar ações e reações dos agentes econômicos.

A história sobre o Endowment Effect

Devemos dizer que este fenômeno foi evidenciado em um experimento feito pelo economista Jack Knetsch.

O economista entregou uma caneca para metade dos participantes como recompensa por participação em um questionário, e para a outra metade entregou um chocolate.

Logo após a finalização dos questionários foi sugerida a possibilidade de trocar as recompensas, quem estava com a caneca trocar pelo chocolate e vice e versa.

Os dois bens tinham o mesmo valor de mercado. Porém, a quantidade de pessoas que trocaram os objetos foi bem menor do que as que não trocaram.

Uma das hipóteses para explicar essa situação: é o apego pessoal, o vínculo emocional que criamos com as coisas que são nossas.

O Endowment Effect está associado ao viés do status quo, que determina que normalmente os seres humanos tendem a preferir manter as coisas como estão, mesmo que a mudança traga um maior bem-estar.

Isso pode fazer com que as pessoas escolham alternativas pré-estabelecidas, mesmo existindo outras opções, algumas vezes melhores.

Junto com o viés do status quo, o Endowment Effect está relacionado com a aversão à perda.

A aversão à perda determina que somos mais afetados pela perda do que pelo ganho. Ou seja, a satisfação que temos em ganhar é negativamente desproporcional ao sofrimento de perder.

Isto é, costumamos sentir e sermos mais afetados pelos fracassos do que pelas vitórias. Lembramos com mais frequência dos momentos de frustração do que dos momentos de alegria.

O Endowment Effect também pode ser notado quando ficamos receosos em trocar algo.

Esse fato ocorre por medo de não sabermos se realmente vamos ter outro objeto em troca, e se esse objeto terá o mesmo funcionamento do outro objeto que trocamos.

O Endowment Effect pode nos levar a continuar em uma situação mesmo que a situação não esteja nos fazendo bem.

Por exemplo, quando não estamos mais satisfeitos ou gostando do nosso emprego e não queremos trocar por medo de não conseguir outro.

Calculando o Endowment Effect

O Endowment Effect é a diferença entre o valor que o indivíduo está disposto a receber por algo que ele possui e o valor que está disposto a pagar pelo mesmo bem que não é seu. 

Tomemos o exemplo:

O indivíduo está disposto a comprar um tênis por R $100,00, contudo se o tênis lhe pertencesse, ele não o venderia por menos de R $150,00.

Sendo assim o valor de seu Endowment Effect é de R $50,00.

Esse breve exemplo mostra o quando os indivíduos tendem a valorizar mais os bens que lhes pertencem, em comparação aos mesmos bens de outras pessoas.

Endowment Effect sobre os investimentos

Assim como o Endowment Effect pode influenciar em nosso dia a dia e nas relações de nossas vidas pessoais e profissionais, ele também pode influenciar nossos investimentos.

Ao atribuir uma sobrevalorização a um ativo, podemos fazer com que as operações desse ativo não gerem lucro máximo ou prejuízo.

O Endowment Effect pode atrapalhar a diversificação de portfólio, pois a sobrevalorização em cima de um ativo que o investidor possui, pode fazer com que ele desvalorize outros ativos que não são seus.

Sendo assim, o investidor pode acabar se desviando do planejamento inicial que teve, deixando de maximizar seu lucro.