A Enauta (ENAT3) informou nesta quinta-feira (26), através de fato relevante, que assinou Memorando de Entendimento (MoU) com a Yinson Holdings Berhad, para a negociação direta e exclusiva dos contratos de fornecimento do FPSO para o Sistema Definitivo do Campo de Atlanta.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O MoU estabelece o início de negociação direta com exclusividade para o fornecimento do FPSO, abrangendo os acordos para afretamento, operação e manutenção da unidade de produção.

A Yinson é uma empresa independente de prestação de serviços de FPSOs que atua globalmente e opera unidades de produção na África Ocidental, Américas, Europa e Sudeste Asiático.

“O MoU representa uma oportunidade de antecipar decisões relevantes para o sucesso da licitação do sistema definitivo de Atlanta e permite maior previsibilidade do início da operação e condições do SD de Atlanta.”

Decidimos seguir em frente com a Yinson, uma empresa tradicionalmente fornecedora de FPSOs, mundialmente conhecida, que já está se estabelecendo no mercado brasileiro. Chegamos a um acordo que corresponde às nossas expectativas de entregar um sistema de produção seguro e robusto.”

“A Enauta também está alinhada com a Yinson em implementar soluções que minimizem a intensidade de carbono por barril produzido”, comentou Carlos Mastrangelo, Diretor de Operações da Companhia.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O processo de licitação do FPSO considera uma unidade com capacidade para processar 50 mil barris de óleo por dia, ao qual estarão conectados de 6 a 8 poços produtores, três deles já em operação no Sistema de Produção Antecipada.

A licitação considera a adaptação de um FPSO existente e ainda não utilizado, o OSX-2, possibilitada por um contrato de exclusividade com opção de compra assinado pela Enauta.

O processo de licitação dos demais serviços e equipamentos necessários para o desenvolvimento do SD está em andamento.

Adicionalmente, a Companhia entrou com o pedido junto ao IBAMA para a obtenção da licença prévia do SD.

A Companhia espera tomar a decisão final de investimento do SD no início de 2022 para assegurar o início da produção em meados de 2024.

Localizado na Bacia de Santos, o Campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia S.A., subsidiária integral da Companhia, que também detém 100% deste ativo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Enauta no Segundo Trimestre de 2021

O resultado da Enauta (ENAT3) no segundo trimestre de 2021 (2t21), divulgado no dia 11 de agosto, apresentou um lucro líquido de R$ 635,7 milhões, alta de 464,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Enauta atingiu R$ 1,1 bilhão no 2T21, apresentando crescimento de 241,7% na comparação com o 2T20. 

A margem Ebitda da Enauta totalizou 305,5% no 2T21, apresentando crescimento de 177,4 pontos percentuais na comparação com o 2T20.  

A margem líquida da Enauta atingiu 181,9% no 2T21, apresentando crescimento de 135,7 pontos percentuais na comparação com o 2T20. 

As ações da Enauta (ENAT3) acumulam alta de 8,71% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 15,23% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.