O que é o Efeito Substituição?

Este efeito implica na variação do consumo quando os preços se alteram, ou seja, a oscilação dos preços faz com que o consumidor mude a escolha do produto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Antes de aprofundarmos nossa análise sobre o efeito substituição, devemos dizer que este não ocorre sozinho, pois, conforme os preços se alteram, a renda também irá se alterar.

Ou seja, a ocorrência do efeito renda e do efeito substituição se dá conjuntamente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O efeito renda refere-se à variação do consumo que ocorre quando a variação do preço move o consumidor para uma curva de indiferença, seja ela mais elevada ou menos elevada.

Portanto, o efeito renda, nada mais é do que o impacto no consumo do indivíduo causado pela alteração no poder de compra das pessoas, que pode ocorrer pela oscilação dos preços, por exemplo.

A alta nos preços (inflação) altera diretamente o poder de compra dos consumidores, uma vez que, mesmo sem diminuir seus salários, a inflação diminuirá o poder de compra dos indivíduos.

Voltando para o efeito substituição, este irá ocorrer quando houver uma variação na renda, ou quando os preços forem alterados, assim, o consumidor avaliará se vale à pena comprar determinado produto ou não.

Essa avaliação é feita quando os produtos possuem similaridade, ou seja, quando houver alteração nos preços, o consumidor irá avaliar a escolha de compra comparando com um produto similar.

Imaginemos um indivíduo que sempre consome o produto A no mercado, tendo o produto B como substituto.

Caso o preço do produto A suba, o consumidor pode optar pro consumir o produto B, que, ocasionalmente, se tornou mais barato.

Podemos, também, nos deparar com uma situação que ocorre de forma contrária. Neste caso, com a queda do preço do produto B, o consumidor pode se tornar atraído por escolher este produto.

A relação entre o Efeito Substituição e o Efeito Renda

Como já dissemos anteriormente, o efeito substituição não acontece sozinho, ele vem acompanhado do efeito renda, que é provocado pela variação dos preços.

Devido à variação dos preços, o consumidor passa a perder ou ganhar poder aquisitivo. Se os preços sobem, o consumidor perde poder aquisitivo, se os preços diminuem, o consumidor ganha poder aquisitivo.

Para entendermos a relação do efeito renda e do efeito substituição, apresentaremos o seguinte exemplo:

Imaginemos, agora, dois produtos, margarina e manteiga, e tomemos como certo que estes são substitutos perfeitos.

Caso o preço da manteiga abaixe, o consumidor deixará de comprar margarina e passará a comprar manteiga.

Já, se o preço da manteiga subir, o consumidor passará a comprar margarina em detrimento da manteiga. Esses exemplos estão relacionados ao efeito substituição.

Porém, se o preço de um bem diminui enquanto o outro continua sem alteração, o poder de compra do consumidor terá tido um acréscimo.

Este acréscimo faz com que o consumidor tenha a possibilidade de comprar os dois itens, ainda lhe restando um excedente.

Este excedente faz com que o consumidor tenha a possibilidade de aumentar ainda mais seu consumo, neste caso, temos o efeito renda sucedendo o efeito substituição.

O Efeito Substituição na economia

De acordo com a lei de oferta e procura, em que a demanda do mercado e a variação dos preços são inversamente proporcionais, o aumento do preço do produto diminui sua demanda.

A renda que passa a ser excedente será destinada para outros bens. Sendo essa destinação para o mesmo tipo de produto, o valor será direcionado para um substituto, cujo preço é menor.

Tal fato faz com que aconteça apenas um movimento ao longo da curva de indiferença, tendo como certo que a renda real do consumidor, neste caso, não foi afetada.

Devemos dizer, portanto, que se manteve preservado o nível de utilidade do consumidor, tendo o bem substituto compensado à variação do preço do principal.